Topo

PSG toma virada e se despede do Francês vaiado em 'last dance' de Messi

Lionel Messi se lamenta em PSG x Clermont; argentino se despede da equipe de Paris - FRANCK FIFE / AFP
Lionel Messi se lamenta em PSG x Clermont; argentino se despede da equipe de Paris Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Do UOL, em São Paulo

03/06/2023 17h52

A última rodada do Campeonato Francês, que foi também o último jogo de Lionel Messi com a camisa do PSG, terminou em 3 a 2 de virada para o Clermont.

O PSG recebeu o Clermont em casa neste sábado (3), em jogo que começou com vaias ao argentino e homenagens ao goleiro Sergio Rico, internado com traumatismo craniano após cair de um cavalo. Acabou com a torcida rendida a Messi, mesmo sem ter feito boa partida.

Mbappé homenageia Sergio Rico - Benoit Tessier/Reuters - Benoit Tessier/Reuters
Imagem: Benoit Tessier/Reuters

Como foi o jogo

O clima de despedida tomou conta da partida. Além de Messi, Sergio Ramos e o técnico Christophe Galtier também fizeram seu último jogo pelo PSG.

Os jogadores do PSG levaram o nome de Rico no topo da camisa. No minuto 16, número da camisa de Rico, os torcedores se levantaram e aplaudiram longamente o goleiro do time.

Primeiro tempo

O Clermont chegou com um gol aos seis minutos, anulado por toque de mão. O PSG, então, assumiu as rédeas da partida. Sergio Ramos marcou o primeiro gol e Mbappé aumentou a vantagem com pênalti de Seidu em Hakimi.

Ao celebrar o gol, Mbappé também homenageou Sergio Rico. O artilheiro do campeonato sequer olhou para Messi. Pegou a bola e bateu.

O Clermont diminuiu com um erro crasso na defesa do PSG. Donnarumma fez a saída de bola e Verratti errou o domínio da bola. Aos 30 minutos, Donnarumma errou mais uma vez a saída de bola e quase tomou um gol similar ao primeiro do Clermont.

O Clermont teve a chance de empatar de pênalti. Gastien ergueu a bola na área em cobrança de falta e Zaire Emery desviou com o braço. Pênalti marcado, mas Kyei bateu para fora. O segundo gol, de empate, veio no último minuto do primeiro tempo.

Segundo tempo

A equiparidade da partida continuou no segundo tempo. O PSG teve uma chance clara aos oito minutos do segundo tempo. Mbappé arrancou, tocou para Messi e ofereceu ao argentino seu gol de despedida. Messi, no entanto, chutou para fora.

O Clermont encontrou o gol da virada em lance de redenção de Kyei. Neto Borges foi lançado na esquerda e tocou para Rashani na entrada da área. O atacante fez o cruzamento e encontrou o centroavante entre os zagueiros do PSG. Donnarumma só olhou.

Marquinhos, que foi poupado durante todo o jogo, entrou faltando 10 minutos para o fim da partida. Mbappé tirou a faixa de capitão e entregou para o colega brasileiro.

Donnarumma também foi substituído no fim do segundo tempo.

No último minuto do jogo, Messi cobrou bem uma falta, mas o goleiro do Clermont evitou o empate — e o último gol do argentino com a camisa do PSG.

Lances importantes e gols

1 a 0 (anulado) - O Clermont abriu o placar aos 6 minutos do primeiro tempo, numa falha da defesa do PSG. No entanto, o VAR chamou a arbitragem e o gol foi anulado por toque de braço.

1 a 0 - Aos 15 minutos, depois de dois lances perigosos (um de Messi e um de Mbappé, defendidos por Diaw), Sergio Ramos marcou seu gol de despedida.

2 a 0 - O zagueiro Seidu entrou com braço nas costas do zagueiro Hakimi e o árbitro deu pênalti. Mbappé converteu.

2 a 1 - Num erro de saída de bola entre Donnarumma e Verratti, Gastien roubou a bola da defesa do PSG e marcou o primeiro gol do Clermont.

2 a 2 - Zeffane recebeu a bola na área, Donnarrumma não conseguiu segurar e o Clermont empatou no último minuto do primeiro tempo.

3 a 2 - Depois de perder um pênalti e ter um gol anulado, Kyei marcou seu décimo gol na temporada. Clermont vira sobre o PSG.

Ficha técnica

Paris Saint-Germain x Clermont

Data: 03/06/2023 (sábado) Horário: 16h (de Brasília)
Competição: Campeonato Francês
Local: Parc des Princes, em Paris (FRA)
Árbitro: Thomas Léonard
Gols: Sergio Ramos, aos 15, Mbappé, aos 19, e Gastien aos 23 minutos do 1º tempo; Zeffane, a 1, e Kyei, aos 19 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Mbappé e Danilo Pereira.
PSG: Donnarumma (Letellier); Bitshiabu (Marquinhos), Sergio Ramos, Danilo Pereira, Hakimi; Vitinha (Renato Sanches), Verratti, Zaire-Emery; Messi, Ekitiké (Soler), Mbappé. Técnico: Christophe Galtier.
Clermont: Diaw; Seidu, Wieteska, Caufriez, Zeffane (Allevinah), Gastien, Gonalons (Magnin); Cham (Khaoui), Rashani, Neto Borges, Kyei (Andric). Técnico: Pascal Gastien.