Topo

Messi marca, PSG empata fora de casa e leva título francês com antecedência

Lionel Messi, do PSG, comemora seu gol contra o Strasbourg, pelo Francês - Pascal Rossignol/Reuters
Lionel Messi, do PSG, comemora seu gol contra o Strasbourg, pelo Francês Imagem: Pascal Rossignol/Reuters

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/05/2023 17h47

O PSG é campeão francês. A equipe empatou por 1 a 1 hoje (27) com o Strasbourg, pela 37ª rodada, e não pode mais ser alcançada pelo Lens no encerramento da competição.

Messi marcou para o time da capital francesa. Kevin Gameiro empatou.

O que aconteceu

O PSG termina a 37ª rodada com 85 pontos. O Lens — segundo lugar — encerra com 81.

Este é o segundo título nacional seguido da equipe na Ligue 1. O PSG soma 11 campeonatos nacionais.

A equipe ultrapassa o Saint-Étienne e é agora a maior campeã da primeira divisão da França.

A taça será levantada no Parc des Princes no dia 3. O PSG enfrenta o Clermont, às 16h (Brasília).

Como foi o jogo

Strasbourg recuado. O time da casa montou contra-ataques rápidos com uma linha de seis atrás para impedir Messi de driblar e encontrar Mbappé livre. No ataque, Diarra foi responsável por carregar a bola e entregar para Diallo finalizar sempre que possível.

Tática funciona pouco. A estratégia defensiva montada pelo Strasbourg não surtiu efeito visto que duas das principais jogadas do primeiro tempo e o gol do PSG no segundo aconteceram exatamente com troca de passes entre Messi e Mbappé.

Seis contra dois. A segunda etapa não foi muito diferente da primeira. Enquanto o Strasbourg apostou em contra-ataques com lançamentos aéreos e conseguiu finalizar mais, Messi e Mbappé continuaram dominando um meio-campo ocupado por seis jogadores e sem dificuldades para avançar.

Hora da mudança. A entrada de Gameiro no lugar de Sissoko deu mais velocidade no setor ofensivo do Strasbourg e possibilitou o gol que igualou o marcador após rebote de Donnarumma.

Lances importantes e gols

Mbappé começa assustando. Messi lança para Mbappé, que domina na área e tenta driblar Sels, mas o goleiro sai bem e evita o perigo.

Strasbourg responde. Diallo tira Danilo Pereira da jogada e bate forte de dentro da área, mas Donnarumma dá um tapa na bola e evita o gol.

De novo eles. Em jogada tabelada com Messi, Mbappé tenta jogada individual na área e após driblar dois marcadores, dá uma caneta, mas acaba desarmado.

Na trave. O mais perto que o Strasbourg chegou de abrir o marcador foi com Diallo acertando uma bomba de fora da área aos 37' e batendo na trave.

1 × 0. Mbappé toca para Messi área que corta para o pé esquerdo e bate firma para marcar.

Strasbourg tenta igualar. Dez minutos após o gol, Diallo recebe cruzamento rasteiro da direita e finaliza na área, mas a bola sobe.

1 × 1. Gameiro precisou de apenas três minutos para entrar, pegar rebote após chute de Sanson na área e dá um toque para encobrir Donnarumma

FICHA TÉCNICA
Strasbourg 1 × 1 PSG

Competição: 37ª rodada do Campeonato Francês.
Local: Estádio de la Meinau, Strasbourg, França
Data e horário: 27 de maio de 2023, às 16h (de Brasília).
Cartão Amarelo: Diarra (STR) Vitinha, Verratti (PSG)
Cartão Vermelho: Não teve
Gols: Messi (PSG) aos 13' do 2T; Gameiro (STR), aos 33' do 2T

Strasbourg: Sels, Perrin, Doukouré, Nyamsi, Dagba (Liénard), Sissoko (Gameiro), Sanson, Diarra, Bellegarde, Guilbert, Diallo. Técnico: Frédéric Antonetti.

PSG: Donnarumma, Danilo Pereira, Sergio Ramos, Bitshiabu, Zaïre-Emery, Verratti, Vitinha (Soler), Renato Sanches, Bernat, Mbappé e Messi. Técnico: Christophe Galtier