Topo

São Paulo pressiona no 2º tempo, vira na marra sobre Goiás e entra no G-4

Colaboração para o UOL, em Aracaju

27/05/2023 23h05

Em jogo emocionante no Morumbi, o São Paulo venceu o Goiás de virada por 2 a 1 com gol aos 45 minutos do segundo tempo e entrou no G-4 do Brasileirão.

O que aconteceu

Os gols do Tricolor foram marcados por Pablo Maia e David. O Esmeraldinho abriu o placar com Maguinho.

Com a vitória no fim, o São Paulo foi a 15 pontos e assumiu a terceira colocação. Já o Goiás estacionou na 16ª posição, com sete pontos, e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Dorival Jr tem agora 11 jogos de invencibilidade desde que assumiu o cargo. São sete vitórias e quatro empates sob o comando do treinador, com 18 gols marcados e apenas 5 sofridos.

No próximo domingo, o São Paulo visita o Grêmio, em confronto direto na parte de cima da tabela. No mesmo dia, o Goiás recebe o Cuiabá.

Pato marca presença no Morumbi

Alexandre Pato marcou presença no Morumbi para acompanhar o São Paulo. Ele foi ao vestiário, cumprimentou os companheiros e acompanhou o aquecimento do time no gramado. Anunciado ontem, o atacante ainda não foi apresentado oficialmente nem tem condições de jogo. Ele se recupera de cirurgia no joelho e deve estar à disposição de Dorival Jr em cerca de duas semanas.

Pato cumprimentou companheiros e acompanhou o São Paulo no Morumbi - Divulgação/SPFC - Divulgação/SPFC
Pato cumprimentou companheiros e acompanhou o São Paulo no Morumbi
Imagem: Divulgação/SPFC

Como foi o jogo

O São Paulo começou bem e assustou o rival no início, mas foi o Goiás que construiu as jogadas mais perigosas do primeiro tempo.

O Esmeraldino abriu o placar pelo alto com Maguinho, em falha de marcação do Tricolor. "Baixinho", o lateral direito ficou livre no meio da área para cabecear.

Após o abafa inicial do São Paulo, o Goiás encaixou a marcação, se mostrou muito organizado e infernizou a defesa rival com as bolas áreas. Numa delas, Rafael salvou a pátria tricolor de tomar o segundo gol no fim do primeiro tempo.

Resumindo, o time de Dorival foi pouco criativo e teve dificuldades de penetrar na defesa do Goiás. Trocou muitos passes laterais e não conseguiu achar os espaços. A melhor chance foi com Caio Paulista, em jogada individual no início do jogo.

O São Paulo voltou melhor do intervalo e logo empatou com Pablo Maia em chute de fora da área. A mudança de postura foi evidente, com o time mais rápido e agressivo.

O Tricolor quase virou em seguida com Luciano, que parou no trave. O Goiás respondeu na sequência, mas Rafael salvou o São Paulo mais uma vez em bola alçada na área. Ótimo jogo, lá e cá, no Morumbi.

O São Paulo pressionou muito no fim e chegou à virada na marra com gol de David. Minutos antes, Marcos Paulo já havia marcado, mas o gol foi anulado por impedimento pelo VAR.

Lances importantes

São Paulo chega com perigo. Caio Paulista quase abriu o placar para o Tricolor aos 7'. O lateral fez boa jogada individual pela esquerda, deixou a marcação para trás e bateu forte de canhota. Tadeu, bem posicionado, mandou para escanteio.

Goiás tira tinta da trave. Aos 16', Matheus Peixoto aproveitou bola cruzada, testou bonito e por pouco não marcou para o Goiás. A bola passou muito perto da trave esquerda do goleiro Rafael.

Gol do Goiás. Os visitantes abriram o placar aos 28'. Após boa trama pela esquerda, Diego cruzou a bola na cabeça de Maguinho, que estava livre no miolo da área e deslocou Rafael com categoria.

Artilharia aérea. Rafael salvou o São Paulo de tomar o segundo gol aos 36', e novamente em bola área do Goiás. Após cobrança de escanteio, Bruno Melo subiu muito, cabeceou no canto e o goleiro são-paulino fez uma defesaça com a palma da mão.

Gol do São Paulo. Pablo Maia empatou aos 11' do segundo tempo. O volante arriscou um chute de fora da área, a bola desviou na defesa do Goiás e enganou o goleiro Tadeu.

Na trave! O São Paulo quase virou logo em seguida. Inspirado, Caio Paulista arrancou pela esquerda, cortou a marcação e rolou na medida para Luciano, que bateu de canhota no pé da trave. Foi por pouco.

Rafael faz milagre. O goleiro salvou novamente o São Paulo aos 21' em mais uma bola área. Após cobrança de escanteio, William Oliveira desviou para grande defesa de Rafael.

Gol anulado. O São Paulo virou aos 37' com Marcos Paulo, de cabeça, mas o atacante estava um pouco adiantado e o gol foi anulado.

David vira no fim. Aos 45' da etapa final, David aproveitou bate-rebate na área e fez o gol da vitória do São Paulo.

Ficha Técnica
São Paulo 2 x 1 Goiás - 8ª rodada do Brasileirão

Local: Morumbi, São Paulo (SP).
Data e hora: Sábado (27), às 21h (de Brasília).
Árbitro: Rafael Klein.
Assistentes: Nailton Sousa de Oliveira e Mauricio Silva Penna.
Cartões amarelos: Diego, Filipe Bastos, Bruno Santos e Lucas Halter (Goiás); Welligton Rato e Alan Franco (São Paulo).
Gols: Maguinho, aos 28 minutos do primeiro tempo; Pablo Maia, aos 11 minutos, David, aos 45 minutos do segundo tempo.

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Diego Costa), Alan Franco, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabriel Neves (Michel Araújo), Alisson (David) e Marcos Paulo (Rodriguinho); Luciano (Wellington Rato) e Calleri. Técnico: Dorival Jr.

GOIÁS: Tadeu; Bruno Santos, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander (Hugo); William Oliveira, Diego (Felipe Bastos), Maguinho, Julián Palacios (Apodi) e Alesson; Matheus Peixoto (Gabriel Novaes). Técnico: Emerson Ávila.