Topo

Grêmio vence Athletico-PR fora de casa e entra no G3 do Brasileiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/05/2023 17h58

Classificação e Jogos

O Grêmio venceu o Athletico-PR por 2 a 1 na tarde deste sábado (27), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena da Baixada.

O que aconteceu?

Vitor Roque marcou para o Athletico-PR, enquanto Cuiabano e Bruno Uvini anotaram pelo Grêmio.

Com o resultado, o Athletico-PR passou para 12 pontos, ocupando a 8ª colocação. Já o Grêmio agora soma 14, assumindo temporariamente o terceiro lugar.

O Athletico-PR chegou para o confronto depois de duas derrotas seguidas, para Bragantino no Brasileirão, e para o Atlético-MG na Libertadores.

Já o Grêmio foi embalado pela vitória no Gre-Nal, que deu fim a sequência de quatro jogos sem vencer e deixou o time no meio da tabela do Brasileirão.

Próximos jogos

O Athletico-PR volta a campo na próxima quarta-feira (31), quando visita o Botafogo no Nilton Santos, às 21h30 (de Brasília), pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. No mesmo dia, mas às 20h (de Brasília), pela mesma rodada e competição, o Grêmio encara o Cruzeiro fora de casa.

Como foi o jogo

O Athletico-PR começou trocando passes à procura de espaço para finalizar, enquanto o Grêmio se fechava na defesa. A melhor chance do Furacão no início foi na cobrança de escanteio, em que Pedro Henrique subiu mais alto que todo mundo, mas mandou para fora. Já a primeira chegada do Grêmio foi com Vina, que mandou uma bomba de longe, e viu a bola passando perto do gol de Bento.

Apesar da pressão constante do Athletico-PR, o Grêmio conseguiu abrir o placar. Galdino tentou fazer o drible na entrada da área e a bola ficou com Cuiabano, que bateu firme de pé direito para o fundo das redes para abrir o placar na Arena da Baixada e deixar o Grêmio em vantagem.

O Athletico-PR empatou no lance seguinte. Vitor Bueno acionou Vitor Roque nas costas da defesa. Ele ganhou de Gustavo Martins e deu um toque preciso para tirar Adriel da jogada, empatando o confronto.

Os gols mudaram totalmente o ritmo da partida. Com tudo igual, o Grêmio passou a buscar mais o ataque para sair na frente, enquanto o Athletico-PR tentava parar o adversário, e ao mesmo tempo encontrar espaço para marcar o segundo dele.

O Grêmio voltou para a segunda etapa embalado e empatou. No lance, Reinaldo cobrou o escanteio e Bruno Uvini subiu bem alto para tocar de cabeça para o fundo das redes, colocando o Tricolor Gaúcho na frente na partida fora de casa.

O segundo gol do Grêmio deixou o ritmo da partida mais parecida com os minutos finais do primeiro tempo. O jogo tomou ares mais velozes, com ambos os times buscando espaço para marcar, protagonizando lances de perigo.

Perto dos minutos finais, o Athletico-PR voltou a colocar pressão no Grêmio. Indo mais para o ataque adversário, dando mais trabalho para a defesa gremista, os donos da casa tentavam arrancar pelo menos o empate.

Lances importantes

Quase o primeiro - Com menos de um minuto, Vitor Roque recebeu uma boa bola de Canobbio e tocou por cima de Adriel, mas ela foi alta demais e só levou perigo para o goleiro do Grêmio.

Perigo duplo - Pedro Henrique cabeceou após a cobrança de escanteio bem perto do gol de Adriel. No lance seguinte, Vina bateu de longe, mas assustou o goleiro Bento, que pulou para acompanhar a bola indo para fora.

Quase o do Grêmio - Galdino deixou a bola para Villasanti na direita, e o cruzamento encontrou Cuiabano livre na área. Ele pegou do jeito que veio, e a bola passou perigosamente à direita do gol.

0 x 1 - Galdino tentou fazer o drible na entrada da área e a bola ficou com Cuiabano, que bateu firme de pé direito para o fundo das redes para abrir o placar na Arena da Baixada e deixar o Grêmio em vantagem.

1 x 1 - A alegria do Tricolor Gaúcho durou bem pouco, já que no lance seguinte, Vitor Bueno acionou Vitor Roque nas costas da defesa. Ele ganhou de Gustavo Martins e deu um toque para tirar de Adriel, empatando o confronto.

Na hora certa - No contra-ataque do Grêmio, Cuiabano tocou para Vina, que serviu bem Galdino. O camisa 13 demorou para chutar e, no momento em que decidiu finalizar, Fernando estava lá para cortar para escanteio.

1 x 2 - No segundo tempo, Reinando cobrou o escanteio e Bruno Uvini subiu bem alto para tocar de cabeça para o fundo das redes, colocando o Tricolor Gaúcho novamente na frente da partida.

Quase o empate - Após escanteio cobrado, a zaga do Grêmio afastou e Canobbio bateu firme de fora da área para uma grande defesa do goleiro gremista. Alex Santana ainda mandou de cabeça para defesa firme do goleiro do Tricolor no centro do gol.

FICHA TÉCNICA

Athletico-PR x Grêmio

Data: 27/05/2023 (sábado)

Horário: 16h00 (de Brasília)

Competição: 8ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Arena da Baixada, em Curitiba-PR

Público: 25.966

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)

Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Cartões amarelos: Vitor Bueno, Thiago Heleno (CAP), Adriel, Reinaldo, André (GRE)

Gols: Cuiabano (30'/1ºT) (GRE), Vitor Roque (33'/1ºT) (CAP), Bruno Uvini (3'/2ºT) (GRE)

Athletico-PR: Bento; Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno Fernando; Erick, Christian, Vitor Bueno; Canobbio, Pablo e Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra

Grêmio: Adriel; Fabio, G. Martins, Bruno Alves, Uvini; Reinaldo, Villasanti, Mila; Cuiabano, Galdino e Vina. Técnico: Renato Portaluppi.