Topo

Chefe de La Liga apoia perda de pontos por racismo: 'seria bom'

Javier Tebas, presidente de La Liga, fala sobre casos de racismo - AFP7/Getty Images
Javier Tebas, presidente de La Liga, fala sobre casos de racismo Imagem: AFP7/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/05/2023 12h38

Presidente da La Liga, Javier Tebas apoiou, em entrevista coletiva realizada hoje (25), a perda de pontos em caso de racismo nos jogos de futebol.

Punição em caso de racismo: "Na Espanha, não podem tirar pontos, quem dera colocassem isso como sanção. A gente vai onde conseguirmos chegar. A gente precisa de uma mudança na norma. O que a gente tem que fazer é mudar a doutrina".

Paralisar a partida em caso de racismo: "É muito melhor parar o jogo do que esconder e deixar que 15, 20 idiotas façam tudo isso [cantos racistas]. Então, eu apoio".

Vini Jr abandonar o jogo em caso de racismo: "Se ele sentir que estão indo contra a sua honra, a sua condição .. A gente precisa falar com o árbitro. Eu convidaria ele a se manifestar, ele teria o meu apoio pessoal".

Futura conversa com Vini Jr: "Melhor que o assunto se acalme mais, mas não tenho nenhum problema em falar com ele e com seus agentes quando eles acharem que é oportuno. Temos que deixar que tudo se explique. Espero que o Vinicius continue no futebol espanhol e que eu possa mostrar para ele que essa organização luta contra o racismo".

O que mais Tabas disse

Relação com Vinicius Jr

"Gostaria que vocês soubessem da minha relação pessoal com o Vinicius. Eu lembro que, quando ele começou a jogar no primeiro time, e o Messi estava saindo, pergutaram quem poderia substituir o Messi, e eu respondi que sem sombra de dúvidas seria o Vinicius. O Vinicius é original, diferente".

Vini Jr é alvo por seu bom futebol

"Eu entendo perfeitamente que o Vini esteja frustrado, Estamos muito sonscientes na luta contra o racismo e no fato de que o Vini está recebendo insultos, e por quê? Porque ele é um grande jogador. Os grandes jogadores, como Messi, Cristiano Ronaldo, são aqueles que mais são insultados. Faz parte da malícia humana de insultar."

Manifestação nas redes sociais

"Todos os dias a gente luta contra o racismo. Para mim, o racismo é um tema fundamental. O erro pode ter sido meu. Não queria criticá-lo. Estava dando uma informação. Eu entendo perfeitamente que o Vini esteja frustrado, ele não entende de competências. Eu estou pouco satisfeito, porque entendo as competências e a gente não tem soluções".

Preocupação com imagem da La Liga

"Claro que estou preocupado, seria maluco se não estivesse. Trabalharemos para solucionar essa imagem. O futebol espanhol não é racista, a Espanha não é racista e a La Liga continua trabalhando contra o racismo. Na vida, a gente recebe golpes, a gente tem que tentar se reestabelecer. O que a gente não pode fazer é ficar chorando. A gente vai lutar contra esse contratempo".