Topo

'Intolerância e racismo não têm lugar no nosso futebol' diz La Liga; veja

Vini Jr durante Real Madrid x Osasuna - Cesar Manso/AFP
Vini Jr durante Real Madrid x Osasuna Imagem: Cesar Manso/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/05/2023 19h10

La Liga divulgou um vídeo em suas redes sociais sobre o combate ao racismo e a intolerância.

O que aconteceu:

Conta oficial do campeonato espanhol publicou vídeo se manifestando contra os casos de racismo que tem acontecido em seu torneio.

Eles afirmaram que não há espaço para intolerância e racismo em seu futebol. E que eles condenam e agem contra qualquer tipo de insulto ou atitude racista, xenófoba ou violenta.

Afirmaram, ainda, que vão continuar a trabalhar junto com os clubes para erradicar esse tipo de comportamento.

A instituição ainda afirmou que apoia Vinicius Jr e qualquer outro jogador que sofra com esses ataques.

Veja o vídeo:


"A LaLiga tem lutado de forma contundente contra o racismo há anos. Além das campanhas e do importante trabalho de conscientização, somos implacáveis na denúncia de qualquer comportamento racista que identifiquemos em nossa competição. Mas não ficamos apenas nas palavras, agimos com fatos. Assim, nos últimos anos, a LaLiga denunciou todos os possíveis casos de racismo perante o Comitê de Competição da Federação, a comissão estatal antiviolência e o Ministério Público de crimes de ódio. Até mesmo em busca de uma maior efetividade jurídica, a estratégia legal da LaLiga evoluiu para recorrer diretamente aos tribunais competentes. Esses esforços contínuos têm dado frutos, mas não são suficientes. Enquanto houver um único caso de intolerância ou racismo em nosso futebol, continuaremos trabalhando para erradicá-lo. Nesse esforço contínuo, uma das iniciativas da liga é contar com a colaboração dos torcedores na identificação de qualquer pessoa que manifeste comportamento racista em qualquer estádio ou fora dele, através do e-mail. Porque na liga somos conscientes de que, para conseguir erradicar o racismo do nosso esporte, teremos que continuar trabalhando todos juntos. A LaLiga, os clubes, as instituições e os torcedores somos uma maioria poderosa diante dessa minoria indesejável. Com essa convicção, a Liga continuará lutando contra esse tipo de comportamento e promovendo os valores positivos do esporte não apenas dentro do campo, mas também fora dele. Juntos contra o racismo."