Topo

Santos

Santos: Ângelo aposta em super agente para atrair propostas da Europa

Do UOL, em Santos (SP)

17/05/2023 12h00

O atacante Ângelo, do Santos, aposta em um novo agente para atrair propostas do futebol europeu na próxima janela internacional de transferências, a partir de julho.

Ângelo passou a trabalhar com Giuliano Bertolucci, um dos maiores empresários do mundo. O agente é brasileiro, mas tem entrada nos grandes clubes da Europa.

O Menino da Vila ainda tem vínculo com Marisa Alija, mas é Bertolucci quem será responsável pelos contatos internacionais na próxima janela.

Nos últimos dias, o Milan (ITA) fez um contato informal. Vários times monitoram Ângelo desde a base, mas o interesse havia esfriado antes do trabalho de Bertolucci começar.

Janela frustrante

Aos 18 anos, Ângelo não está desesperado para sair do Santos, mas esperava melhores oportunidades no início do ano, quando pouca coisa chegou ao Peixe.

O desempenho irregular do atacante fez o Santos receber apenas duas propostas: de empréstimo do Nottingham Forest (ING) e de compra do Flamengo.

Ângelo viu o Forest com bons olhos, mas a compra condicionada à permanência do clube inglês na primeira divisão esfriou o negócio.

Em relação ao Flamengo, o atacante ponderou e chegou a balançar com os valores envolvidos, mas entendeu que não seria um bom movimento para a sua carreira. Ele quer se firmar no Santos antes de ir para o exterior.

Ângelo é monitorado por clubes da Europa desde a base - Pedro Azevedo/Santos FC - Pedro Azevedo/Santos FC
Ângelo é monitorado por clubes da Europa desde a base
Imagem: Pedro Azevedo/Santos FC

Santos faz figas

O Santos precisa vender pelo menos um jogador titular na próxima janela para fechar as contas. Ângelo e Marcos Leonardo são os principais ativos do elenco.

O Peixe não descarta vender ambos, mas prioriza uma negociação apenas. Neste momento, Marcos Leonardo é quem tem chamado mais a atenção do mercado europeu.

Ângelo, com a ajuda de Bertolucci e uma melhora no seu desempenho recente, tende a ser procurado por clubes de patamar diferente do Nottingham Forest. Essa é a expectativa dele e do Santos.

Já Marcos Leonardo, de 20 anos e rendimento mais regular, espera ser negociado após a disputa do Mundial Sub-20 na Argentina. A Roma (ITA) está no topo da fila, enquanto o Sporting (POR) corre por fora.

O trunfo de Ângelo

Fenômeno nas categorias de base, Ângelo chama a atenção dos clubes europeus pela alta minutagem para um jogador de apenas 18 anos.

Ângelo queimou etapas e foi promovido ao elenco profissional do Santos com 15 anos, em 2020, e já tem 118 partidas.

Vários times da Europa entendem que Ângelo ainda não correspondeu às expectativas, mas está no período de maturação. Poucos atletas dessa idade têm tantos minutos em campo como profissional.

A irregularidade de Ângelo não atraiu muitas propostas recentes, porém, grandes clubes seguem observando o atacante e devem formalizar ofertas quando entenderem que o garoto está pronto.

O Barcelona (ESP) tem a prioridade por Ângelo e pode cobrir qualquer proposta. Até agora, porém, o clube catalão não fez qualquer contato com o Santos, família ou empresários.

Ângelo e Odair Hellmann, do Santos - Raul Baretta/Santos FC - Raul Baretta/Santos FC
Ângelo e Odair Hellmann, do Santos
Imagem: Raul Baretta/Santos FC

O "novo" Ângelo

O técnico Odair Hellmann tem incentivado Ângelo a evoluir em dois pontos principais: a finalização e a saída do lado de campo.

Ângelo tem trabalhado finalizações após o fim dos treinos e é incentivado pela comissão a arriscar mais nos jogos.

Outro exercício é motivar Ângelo a sair de perto da linha do campo, onde ele se acostumou a jogar, e fazer movimentos pelo meio, mais próximo do meia e centroavante e se tornando menos previsível.

O "intensivão" funcionou e Ângelo desencantou: após sete meses de jejum, o camisa 11 fez gol em dois jogos consecutivos, contra Cruzeiro e Bahia. Agora, ele soma cinco como profissional.

Odair entende que Ângelo pode ser destaque da seleção brasileira se evoluir no chute, movimentação e também na postura tática. O jovem sempre impressionou pelo drible, qualidade no passe e cruzamento.

Santos