Topo

Florida Cup cresce com europeus, e brasileiros vão demorar para voltar

Colaboração para o UOL, em Aracaju

17/05/2023 04h00

Em entrevista ao De Primeira, o CEO da Florida Cup, Ricardo Villar, explicou como o impacto dos grandes clubes europeus no mercado dos EUA fez a competição mudar de data. Ele destacou ainda a importância da criação da nova liga para o retorno dos clubes brasileiros ao torneio.

Florida Cup no meio do ano: "Ano passado, quando fizemos o jogo do Chelsea e Arsenal no meio do ano, foi recorde de público no estádio e tivemos mais presença de brasileiros do que nos jogos com times brasileiros, o que mostra que essas marcas europeias trazem mais que os públicos específicos".

Milhões de dólares: "Isso tudo faz parte do planejamento e do que eles significam para o mundo, são marcas globais, milhões de dólares são gerados nessas pré-temporadas aqui. Todos adaptam a parte técnica para isso".

Estratégia comercial: "O foco principal é a parte técnica bem resolvida, um cenário ideal para preparação. E, na parte comercial, eles rodam os EUA e fazem jogos importantes para a preparação, o troféu é nada mais que algo para engajar o público".

Times brasileiros na Florida Cup: "Nós temos essa flexibilidade, até porque a Copa vem em 2026, então o foco vai estar dentro dos EUA e a Copa acontecendo no meio do ano não permitirá um evento no mesmo período. Nós voltaremos a convidar equipes brasileiras, máximo de uma a duas, pensando primeiramente nessa pré-temporada. Até que a nova liga saia no Brasil e essa janela do meio do ano aconteça, para que possamos criar esses grandes confrontos [dos clubes europeus] com equipes brasileiras".

'80% se deu bem': "A liga ainda não permite isso, é difícil você ter acesso aos jogos aqui e no mundo. Nosso grande valor está no conteúdo gerado aqui, ao clube que está aberto a isso, à necessidade de fazer algo fora da caixa, explorar melhor esse período, entendendo que tecnicamente funciona. O Palmeiras veio em 2020 e foi campeão, o Flamengo em 2019, nós sabemos que 80% dos clubes que vieram se deram bem. Se existe esse cenário bem estabelecido, parte técnica entregue, o clube fica mais alinhado na parte comercial, esse conteúdo vai retornar aos patrocinadores, parceiros, naturalmente gera uma atmosfera bacana com uma boa energia".

Real Madrid x Juventus em agosto: "É o primeiro jogo dessas equipes em Orlando. É uma construção desde o começo da Florida Cup, em 2015. Foi crescendo, ganhando espaço no mercado, fizemos a migração para o meio do ano e esse é o segundo jogo que anunciamos para esse verão [norte-americano], Real Madrid x Juventus".

Assista ao De Primeira na íntegra