Topo

Série D segue 'às escuras' e sem previsão de transmissão após duas rodadas

Santa Cruz perdeu para o Potiguar por 2 a 1 sem transmissão de TV, assim como todos os outros jogos da Série D até aqui - Jaciane Famely / Santa Cruz
Santa Cruz perdeu para o Potiguar por 2 a 1 sem transmissão de TV, assim como todos os outros jogos da Série D até aqui Imagem: Jaciane Famely / Santa Cruz

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/05/2023 12h00

Passadas duas rodadas, a Série D do Campeonato Brasileiro segue "às escuras" e sem previsão de ter transmissão por televisão.

Clubes cederam direitos em troca de benefícios

Os clubes da Série D cederam seus direitos de transmissão para a CBF em troca de benefícios, tais como cotas pagas a cada fase e custos de viagens e partidas. Em contrapartida, coube a entidade ter essa exclusividade na comercialização das transmissões.

Atualmente, o ambiente entre os clubes é de preocupação com a falta de transmissão. O UOL consultou alguns dos times que participam da competição este ano e os principais pontos de lamento são as dificuldades para buscar patrocínio que um torneio "às escuras" pode gerar, os empecilhos para se obter informações dos adversários e também o receio de manipulação de resultados, algo que tornou-se um escândalo no futebol brasileiro.

Sem solução

A CBF havia dito ao UOL, no último dia 9, que um novo detentor dos direitos de transmissão seria anunciado "nos próximos dias". Interlocutores chegaram a garantir que isso aconteceria em "no máximo dois dias".

A reportagem procurou a entidade ontem (15) questionando sobre novidades sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria não recebeu uma resposta.

Ainda há uma expectativa de que, a partir da 3ª rodada, os jogos sejam transmitidos, mas sem nenhuma garantia para tal. A 3ª rodada se iniciará no próximo fim de semana, nos dias 20 e 21.

A CBF possuía um contrato para a transmissão da competição até o mês passado, mas a empresa desistiu. O vínculo com a InSports TV valia até 2025.

A CBF também proibiu os clubes de transmitirem seus jogos através de suas TVs próprias.

As únicas formas de se acompanhar a Série D até aqui são através das rádios e dos tempos reais feitos por sites que realizam as coberturas das partidas.

A entidade máxima do futebol brasileiro chegou a negociar com a DAZN, mas o UOL consultou a empresa, que negou — no último dia 9 — estar mantendo conversas sobre os direitos de transmissão da Série D.

O UOL também consultou a empresa NSports, que foi outra que negou que esteja negociando com a CBF.

Ontem a reportagem ouviu três clubes que disputam a Série D, e todos eles afirmaram que a entidade não passou nenhuma informação nova em relação à transmissão.

Empresa que desistiu alega 'inúmeros obstáculos insuperáveis'

No dia 22 de abril, a InSports TV divulgou um comunicado oficial justificando sua desistência da Série D. A empresa alega que encontrou "inúmeros obstáculos insuperáveis" para exercer as transmissões.

Confira abaixo a íntegra:

"Caros fãs,

É com profundo pesar que comunicamos que a Insports TV não fará mais a transmissão da série D do Brasileirão.

Apesar de nossos melhores esforços e compromisso em fornecer uma cobertura de alta qualidade, encontramos inúmeros obstáculos insuperáveis.

Gostaríamos de expressar nossa gratidão aos fãs, jogadores, treinadores e todos aqueles que nos apoiaram durante nosso tempo de cobertura do campeonato.

Continuamos comprometidos em trazer a vocês o melhor em cobertura esportiva e continuaremos a explorar oportunidades para expandir nossas ofertas no futuro."