Topo

Como presença de Neymar virou 'desastre' para prefeito de cidade na França

Neymar, atacante brasileiro de 31 anos do PSG - Glenn Gervot/Getty
Neymar, atacante brasileiro de 31 anos do PSG Imagem: Glenn Gervot/Getty

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/05/2023 04h00

O prefeito da cidade francesa Bougival, Luc Wattele, já fez mais de uma reclamação pública sobre o morador Neymar Jr.

O que aconteceu

O astro brasileiro possui uma mansão na cidadezinha francesa, localizada a cerca de 30 km do centro de Paris. A população de Bougival gira em torno de 8.790 habitantes, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos da França.

A casa de Neymar foi palco de um protesto de torcedores do PSG na última quarta-feira (3). O atacante está se recuperando de lesão no ligamento direito e não atua desde fevereiro, mas foi alvo da insatisfação de parte da torcida após mais uma derrota do time no Francês.

O prefeito de Bougival falou em "desastre" e reclamou do transtorno causado pelo episódio, segundo o jornal Le Parisien. Torcedores fecharam a rua e ficaram gritando para que o brasileiro deixasse o clube.

"Mais uma vez, com o sr. Neymar, a cidade fica refém de fatos que nada têm a ver com ela", afirmou Wattele. "Não entendo como o futebol se transforma em um acerto de contas em qualquer lugar que não seja um campo de futebol", acrescentou.

Polêmica por festas

As festas organizadas na casa de Neymar irritaram os vizinhos do jogador em Bougival no início do ano. O ápice da reclamação teria vindo depois da comemoração do aniversário de 31 anos do atacante, em 5 de fevereiro.

O prefeito também ficou incomodado com o barulho que se estendia às madrugadas. Ele conversou com o próprio Le Parisien sobre o ocorrido.

Watelle chegou a falar em denunciar Neymar por "problemas de ordem pública" se a situação não mudasse. O político ponderou que tal medida poderia ser necessária porque uma multa não afetaria o bolso de Neymar.

Podemos punir, mas o que você faz com alguém que realmente não se importa em pagar uma multa pelo tanto que ganha? Em algum momento, enviaremos um processo à Fiscalização [equivalente ao Ministério Público] por repetidos problemas de ordem pública.[...] Não era apenas barulho, foi prodigiosamente irritante." Luc Wattele, ao Le Parisien, em fevereiro

Saída do PSG

Neymar vive o momento mais conturbado desde que chegou ao PSG, em agosto de 2017. O clube parisiense falhou no projeto de conquistar a Liga dos Campeões pelo sexto ano consecutivo, mesmo com um time estrelado, e vem decaindo no Francês.

O clube, inclusive, estaria estudando opções para se livrar do brasileiro já na próxima janela de transferências, apesar do contrato válido até 2027. A informação é do jornal L'Équipe.

Um empréstimo com opção de compra fixada pode ser uma opção. O Manchester United aparece como um possível destino para o atacante.