Topo

Inglês - 2022/2023

Lucas erra e impede Richarlison de ser herói do Tottenham contra Liverpool

Richarlison, ao lado de Lucas, comemora gol de empate do Tottenham contra o Liverpool, pela Premier League - Michael Regan/Getty Images
Richarlison, ao lado de Lucas, comemora gol de empate do Tottenham contra o Liverpool, pela Premier League Imagem: Michael Regan/Getty Images

Gabriela Brino

Colaboração para UOL, em Santos (SP)

30/04/2023 14h32

O Liverpool venceu o Tottenham por 4 a 3 neste domingo, no estádio Anfield, pela 34ª rodada do Campeonato Inglês. O clássico foi eletrizante até o fim e teve gol de Richarlison e erro de Lucas Moura.

O Liverpool abriu 3 a 0 com gols de Jones, Diaz e Salah e viu o Tottenham empatar nos acréscimos com o primeiro gol de Richarlison no ano. Só que os Reds aproveitaram erro de Lucas Moura e desempataram com Diogo Jota nos minuto seguinte.

O Liverpool ainda sonha com a improvável vaga na Liga dos Campeões. O time vai ao quinto lugar, com 56 pontos e fica a sete do Manchester United, que tem um jogo a menos. Faltam quatro rodadas. O Tottenham agora é o sexto, com 54, e ainda tem chances matemáticas de Champions.

A derrota no clássico aumenta a crise do Tottenham, apesar da reação. O clube demitiu Antonio Conte no fim de março e também dispensou o interino Cristian Stellini após a derrota vexatória de 6 a 1 para o Newcastle. O ex-jogador Ryan Mason, de apenas 31 e com trajetória na base, assumiu o time até o fim do Campeonato Inglês.

Alguns torcedores do Tottenham deixaram o estádio aos 15 minutos de jogo. A falta de competitividade do Tottenham e o início arrasador do Liverpool resultaram na decepção de quem esteve presente no estádio e vários não viram a reação.

A vitória alivia o clima no Liverpool de Klopp, que ficou cinco jogos sem vencer e agora engata quatro vitórias consecutivas. Os Reds se reinventaram com a presença de garotos como Elliott e Jones, além do retorno de Luis Díaz.

O Liverpool voltará a campo para enfrentar o Fulham na quarta-feira, em duelo atrasado da 28ª rodada. O Tottenham só jogará no sábado, contra o Crystal Palace.

Como foi o jogo

A primeira etapa foi marcada por um Liverpool eletrizante. Antes do relógio marcar 10 minutos os donos da casa já haviam definido com dois gols e muita imposição em campo. Enquanto Tottenham assistia aos adversários e tentava diminuir o prejuízo, um pênalti selou a derrota moral dos visitantes. Se não fosse Perisic, que investiu em um drible para cima de Van Dijk e o deixou no chão, Kane não teria diminuído com bonito gol. A partir dos 20 minutos, o Liverpool optou por apenas administrar a partida para evitar desgastes.

O Tottenham desequilibrou e reagiu no segundo tempo. Foi possível ver o time muito mais organizado e intenso, de cara foram duas bolas na trave. Na etapa final, os visitantes chegaram a empatar com a ajuda do brasileiro Richarlison, que deixou o placar em 3 a 3 aos 47. Após desencantar, o Pombo tirou a camisa na comemoração, mas na sequência viu o companheiro Lucas Moura errar o passe e propiciar o gol derradeiro de Diogo Jota, que selou a vitória do Liverpool.

Lances importantes

Liverpool abre o placar aos três minutos! - Mal deu tempo de se ajeitar no sofá, pois Curtis Jones marcou logo aos três minutos em momento de fragilidade na defesa do Tottenham. Ele recebeu um cruzamento na medida de Alexander Arnold.

Dois minutos depois? mais um gol do Liverpool - Na sequência, Gakpo achou espaço e cruzou na medida para Luis Díaz ampliar aos cinco. Diaz teve apenas o trabalhar empurrar a bola para dentro do gol.

3 x 0 em pênalti convertido por Salah - Salah marcou de pênalti. No lance, Gakpo tentou chegar na área e foi derrubado de forma infantil por Romero.

Perisic deixa Van Dijk no chão para Kane diminuir - aos 39 minutos, o Tottenham diminuiu com um gol brilhante. Perisic driblou e deixou Van Dijk no chão para cruzar na medida para Kane, livre, que estufou a rede.

Duas vezes na trave - O Tottenham voltou mais alerta para a segunda etapa e logo no início mandou duas bolas na trave com Son e Romero. O time esteve mais intenso e ativo.

Son diminui e dá esperança - Na reta final da partida, Son põe fogo no jogo diminuindo após grande lançamento rasteiro de Romero.

Reclamação de pênalti! - Son cruza para Höjbjerg, que subiu para cabecear, mas mandou para fora. O meia reclamou de um empurrão de Arnold e pediu pênalti, mas árbitro mandou seguir. Minutos mais tarde, Richarlison ficou caído após um Puxão de Jonaté dentro da área, mas, novamente, o árbitro não marcou.

Gols nos acréscimos: Richarlison foi a grata surpresa do Tottenham nos minutos finais. Aos 47, o brasileiro empatou e foi herói por apenas um minuto, pois Diogo Jota voltou a ampliar para o Liverpool aos 48.

FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL 4 x 3 TOTTENHAM

Local: Anfield, em Liverpool (ING)
Data: 30 de abril de 2023 (domingo)
Horário: 12h30 (de Brasília)
Árbitro: Paul Tierney
Cartões amarelos: Konaté, Diogo Jota e Klopp (Liverpool) e Soon (Tottenham)

GOLS:
Liverpool:
Jones, aos 2'1T, Diaz, aos 5'1T, Salah, de pênalti, aos 14'1T, e Diogo Jota, aos 47'2T.
Tottenham: Harry Kane, aos 39'1T, Son, aos 31'2T e Richarlison, aos 44'2T

LIVERPOOL: Alisson, Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Elliott (Enderson) e Curtis (Milner) Jones; Salah, Gakpo e Luis Díaz (Diogo Jota). Técnico: Jurgen Klopp.

TOTTENHAM: Forster, Cristian Romero, Dier e Davies; Pedro Porro (Lucas Moura), Skipp (Richarlison), Hojberg e Perisic (Danjuma); Kulusevski (Pape Sarr), Son e Kane. Técnico: Ryan Mason.