Topo

Inglês - 2022/2023

De Bruyne decide, e Manchester City vence Arsenal em 'final' do Inglês

Do UOL, em São Paulo

26/04/2023 17h59Atualizada em 26/04/2023 18h44

O Manchester City venceu o Arsenal por 4 a 1, em casa, em partida pela 33ª rodada do Campeonato Inglês.

De Bruyne (duas vezes), Stones e Haaland marcaram os gols dos Citizens. O belga balançou as redes aos 7 do primeiro tempo e aos 9 do segundo tempo. O zagueiro inglês deixou o seu aos 46 da etapa inicial. O norueguês marcou no último minuto de jogo.

Holding descontou para o Arsenal. O zagueiro fez gol aos 41 minutos do segundo tempo.

Em segundo lugar, o Manchester City só depende de si para conquistar o tricampeonato. A equipe de Pep Guardiola soma 73 pontos em 31 partidas. O time tem dois jogos atrasados de rodadas anteriores, contra West Ham (casa, 03/05) e Brighton (fora, 24/05).

O Arsenal ainda é líder do Campeonato Inglês. Sem vencer há quatro rodadas, os comandados de Mikel Arteta têm 75 pontos em 33 jogos disputados.

Como foi o jogo

O Manchester City dominou o jogo. Melhor com e sem a bola, a equipe de Pep Guardiola encontrou espaços para atacar o Arsenal em velocidade no primeiro tempo. Os Gunners tiveram maior posse na etapa final, mas criaram pouco e só conseguiram descontar quando não havia mais chance de buscar pontos.

De Bruyne foi o destaque com ótima atuação coletiva. O belga marcou duas vezes e deu passe para o gol de Stones. Outros jogadores do City também foram bem. Haaland contribuiu com muita movimentação, duas assistências e gol no fim.

O City defendeu com linha de quatro. Após encaixar sequência positiva com três jogadores atrás e Stones de volante, Guardiola retomou hoje seu sistema mais tradicional. Akanji, zagueiro de ofício, atuou na lateral-esquerda. Walker voltou ao time titular e ocupou o flanco oposto.

Os brasileiros do Arsenal tiveram atuação apagada. Gabriel Jesus e especialmente Martinelli participaram pouco. O ponta deu apenas 11 toques na bola antes de ser substituído. Gabriel Magalhães também foi mal, fazendo partida atrapalhada ao lado do parceiro de zaga, Rob Holding.

Lances importantes

1x0, De Bruyne aos 7' do 1ºT: Time de Pep Guardiola também trabalha com bola longa. Stones fez lançamento para Haaland. O norueguês ganhou de Holding na força, dominou e ajeitou para De Bruyne. O belga carregou e finalizou rasteiro de fora da área, no canto esquerdo de Ramsdale.

Primeira chegada do Arsenal: Os Gunners precisaram de 34 minutos para criar uma jogada perigosa. Saka avançou pela esquerda e recuou para Odegaard. O norueguês viu Partey chegando na área e rolou. O volante mandou de chapa à esquerda do gol.

Haaland ficou no quase: De Bruyne e Grealish tramaram boa tabela pelo lado esquerdo. O inglês lançou Haaland em velocidade. O centroavante carregou até a entrada da área e finalizou colocado. A bola passou perto da trave.

Milagre de Ramsdale: O City quase ampliou aos 40 minutos. Gündogan entrou na área pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Haaland. O norueguês chutou e Ramsdale defendeu no reflexo, com os pés.

2x0, Stones aos 46' do 1ºT: De Bruyne cobrou falta na área e Stones cabeceou para as redes. Inicialmente, o auxiliar marcou impedimento no campo. Após revisão, o VAR verificou que Holding dava condição ao zagueiro do City.

3x0, De Bruyne aos 9' do 2ºT: O garçom do City foi assistido por Haaland mais uma vez. Odegaard vacilou no meio-campo e De Bruyne roubou a bola. O belga tocou para Haaland, que puxou a marcação e devolveu. O meia bateu firme e colocado.

Gabriel Jesus aplaudido: O brasileiro voltou ao Etihad Stadium pela primeira vez desde que trocou o City pelo Arsenal. Sem nenhuma finalização no jogo, o camisa 9 foi substituído Nketiah aos 35 minutos. Ele foi reverenciado pelos torcedores do clube de Manchester.

3x1, Holding aos 41' do 2ºT: Belo lance para amenizar um jogo ruim do zagueiro. Após cobrança errada de escanteio, o Arsenal retomou a bola e trocou passes. Trossard entrou na área e rolou para Holding, que finalizou com firmeza, sem chances para Ederson.

4x1, Haaland aos 50' do 2ºT: Estava faltando o gol dele. Phil Foden fez belo domínio após lançamento e tocou para Haaland na área. O centroavante bateu forte e fechou a conta.

Ficha técnica

MANCHESTER CITY 4x1 ARSENAL

Competição: 33ª rodada do Campeonato Inglês

Data e horário: 26 de abril de 2023, às 16h (de Brasília)

Local: Etihad Stadium, em Manchester, Reino Unido

Árbitro: Michael Oliver

Cartões amarelos: Rúben Dias, Grealish e Rodri (Manchester City); Partey (Arsenal)

Gols: De Bruyne aos 7' do 1ºT e aos 9' do 2ºT, Stones aos 46' do 1ºT, Haaland aos 50' do 2ºT (Manchester City); Holding aos 41' do 2ºT (Arsenal)

Manchester City: Ederson; Walker, Stones, Rúben Dias e Akanji; Rodri, De Bruyne (Julián Álvarez) e Gündogan (Mahrez); Bernardo Silva, Haaland e Grealish (Foden). Técnico: Pep Guardiola

Arsenal: Ramsdale; White, Holding, Gabriel Magalhães e Zinchenko; Partey, Xhaka (Jorginho) e Odegaard (Smith Rowe); Saka (Nelson), Gabriel Jesus (Nketiah) e Martinelli (Trossard). Técnico: Mikel Arteta