Topo

Richarlison vive calvário no Tottenham após destaque com a seleção na Copa

Richarlison se lamente durante o jogo entre Tottenham x Bournemouth pela Premier League - Stephanie Meek - CameraSport/CameraSport via Getty Images
Richarlison se lamente durante o jogo entre Tottenham x Bournemouth pela Premier League Imagem: Stephanie Meek - CameraSport/CameraSport via Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/04/2023 04h00

Richarlison não vive um bom momento com a camisa do Tottenham.

O que aconteceu?

O UOL conversou com Matt Barlow, jornalista esportivo que cobre o dia a dia do Tottenham no jornal inglês Daily Mail, para entender um pouco mais sobre o momento de Richarlison.

Matt afirma que a confiança do jogador foi prejudicada após ele ficar no banco de reservas nos dois jogos contra o Milan nas oitavas de final da Liga dos Campões.

Richarlison não foi escalado para ser titular nas duas grandes partidas da Liga dos Campeões contra o Milan e ficou chateado. Eu não sei por quê. Para ser honesto, sua forma não tem sido boa o suficiente para comandar um lugar na equipe. Mas ele estava frustrado. Foi quando ele falou em público e Conte rebateu para dizer que sua temporada foi ruim, teve muitas lesões e nenhum gol na Premier League" Matt Barlow

Situação difícil

O atacante marcou apenas dois gols em 28 jogos disputados na temporada 2022/2023, brigou com seu ex-técnico e vive uma seca de gols.

Richarlison não marcou nenhum gol nesta edição do Campeonato Inglês. O jogador atuou em 20 partidas na Premier League e não balançou as redes nenhuma vez —ele ajudou a equipe com três assistências.

Os únicos dois gols de Richarlison na temporada europeia foram marcados em setembro do ano passado, quando o Tottenham venceu o Olympique de Marselha por 2 a 0, na primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões —os Spurs foram eliminados da Champions para o Milan, nas oitavas de final.

O calvário nos últimos meses contrasta com o ótimo momento que o atacante viveu na Copa do Mundo do Qatar com a seleção brasileira no final do ano passado. Richarlison foi o artilheiro do Brasil no Mundial com três gols —incluindo o golaço de voleio contra a Sérvia na fase de grupos, eleito o mais bonito da competição.

O que explica queda de rendimento?

richarlison - Adrian Dennis/AFP - Adrian Dennis/AFP
Richarlison lamenta ao sair de campo contra o Southampton por lesão
Imagem: Adrian Dennis/AFP

Richarlison chegou ao Tottenham como uma das principais contratações para a temporada. Segundo a imprensa inglesa, os Spurs pagaram 50 milhões de libras (cerca de R$ 315 milhões na época) ao Everton para comprar o brasileiro —além de possíveis 10 milhões de libras em bônus adicionais futuros.

Começo animador. O atacante conseguiu causar bom impacto em suas primeiras apresentações saindo do banco de reservas, e com as vitórias do Tottenham foi caindo nas graças da torcida por ser um jogador muito esforçado.

Lesões em sequência atrapalharam. Em outubro do ano passado, Richarlison sofreu uma lesão na panturrilha esquerda e precisou de um tratamento mais intensivo para poder estar 100% na Copa do Mundo.

Nas quartas de final do Mundial, na eliminação da seleção brasileira para a Croácia, Richarlison voltou a se lesionar, dessa vez um problema no tendão da coxa. A última lesão aconteceu no mês passado, o jogador deixou o jogo contra o Southampton chorando muito com um novo problema na perna direita.

Briga com ex-técnico e chateação com a reserva

richarlison 2 - ANDREW COULDRIDGE/Action Images via Reuters - ANDREW COULDRIDGE/Action Images via Reuters
Antonio Conte com Richarlison em partida do Campeonato Inglês
Imagem: ANDREW COULDRIDGE/Action Images via Reuters

Após ficar no banco de reservas nos dois principais jogos da Liga, Richarlison criticou a temporada e Antonio Conte, ex-técnico da equipe.

Richarlison: "Aqui também não tem nenhum bobo. Sou profissional, trabalho também todo dia, e quero jogar. Faltam minutos, falta tempo, essa temporada, desculpa o palavreado, está sendo uma merda, porque não tenho minutos...".

Conte rebateu: "Primeiramente, quero dizer que eu assisti à entrevista do Richarlison. Ele não me criticou. Ele disse que a temporada dele está 'uma m***', e ele está certo. Sua temporada não está sendo boa".

"Richarlison foi uma decepção"

Antonio Conte acabou sendo demitido após a eliminação na Champions e os maus resultados na Premier League. Mas na opinião de Matt Barlow, a situação de Richarlison na equipe não deve mudar com um novo treinador, ele deve seguir no banco de reservas.

"Para os Spurs, dois gols não representam muito retorno pelo que pagaram por ele [Richarlison]. Na verdade, ele nunca iria realmente tirar Kane ou Son do time [atacantes titulares do Tottenham, considerados por muitos grandes atacantes do futebol mundial]. Ele estava lutando com Kulusevski por uma vaga e as lesões não ajudaram o caso de Richarlison. Suas melhores atuações foram como substituto. A saída de Conte não muda muito", analisou o repórter do Daily Mail.

Richarlison foi uma decepção. O Arsenal contratou um caro atacante brasileiro [Gabriel Jesus] e ele ajudou a transformá-los em desafiantes ao título. O Spurs contratou um caro atacante brasileiro e piorou, não melhorou" Matt

Próximo compromisso

O Tottenham volta a campo amanhã, às 10h (de Brasília), contra o Newcastle, no St. James' Park, pela 32ª rodada do Campeonato Inglês. Richarlison deve começar no banco.