Topo

São Paulo

Eder, ex-São Paulo, elogia Ceni e o compara a Ancelotti e Mancini

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/04/2023 04h00

Não é porque não jogou tanto quanto queria com ele no comando que Eder deixaria de elogiar Rogério Ceni. O atacante de 35 anos, campeão catarinense pelo Criciúma, clube onde começou a jogar e retornou neste ano, lembrou sua passagem pelo São Paulo em entrevista ao UOL, rebateu críticas e rasgou elogios ao comandante demitido na última quarta-feira.

Segundo ele, os treinadores brasileiros têm o mesmo nível dos europeus e Ceni precisa evoluir em um aspecto: sua gestão de grupo, principalmente quando comparado a grandes nomes do Velho Continente, como Carlo Ancelotti e Roberto Mancini.

"Eu poderia estar aqui falando mal do Rogério, porque joguei pouco com ele. Mas ele é um cara que as fases do que falamos de treinador... O que falta para ele ser diferenciado é um pouco de diálogo que tem Ancelotti, Mancini, ser um pouco mais psicólogo. Na parte tática, técnica, na preparação de jogo, treinamento, tudo que perguntar de campo, ele é diferenciado. Mas eu acho que na parte de gestão de grupo, de saber lidar... Ele é um cara que quer vencer, sempre cobra 100%, e às vezes tem que dar uma segurada, passar a mão na cabeça dos mais novos. Nisso talvez ele tenha que melhorar. Mas é um treinador que ainda é novo, vai melhorar e vai ter uma grande carreira. Ele sabe disso. Com certeza tem futuro talvez na Europa ou seleção", completou.

Passagem pelo São Paulo

Eder rebateu críticas e disse que carrega orgulho de sua passagem pelo São Paulo. Na avaliação dele, o elenco do qual fez parte entregou o que a direção havia pedido: voltar a conquistar um título (Paulista de 2021, após jejum de 15 anos) e colocar o time em finais (Paulistas de 2021 e 2022 e Sul-Americana de 2022).

"Não fui protagonista, queria ser muito mais. Quando cheguei fiz gol no Paulista, na Libertadores, com o Crespo, mas depois tive uma lesão que me atrapalhou. Com o Rogério tive mais oportunidades de entrar nos jogos, mas sempre dei meu máximo. Não fui protagonista, mas o que o clube pediu, de agregar experiência, cumprimos, e levamos o São Paulo para três finais"

Eder rebate críticas

Muitas vezes você pega um cara que inventa uma página de Instagram e inventa o que quer. O Eder está gordo. Se o cara liga para nutricionista do São Paulo, vai ver que meu peso sempre foi 74, 75 e ela brincava, 'o velhinho de 35 anos tem percentual menor que os outros'. Ele escreve o 'Eder tá gordo', todo mundo fala. Ele fala, 'o Eder ganha 800, 700 mil', e nunca foi verdade, nunca ganhei isso, muito menos, dos que voltaram para o Brasil fui o que ganhou menos de todos"

O problema é...

Para ele, o problema do São Paulo — e da maioria dos clubes brasileiros — é a quantidade de mudanças a cada temporada. Quando se contrata muitos jogadores, há uma natural demora para entrar no ritmo esperado.

"Na Europa te contratam para cinco anos, às vezes o projeto é esse, não importa se você decide ir embora, foi você que decidiu. Eles te colocam para chegar ao top ao longo dos anos. Aqui no Brasil se contrata um jogador e ele vai mal na primeira parte do Estadual já se coloca o jogador em discussão. Não é só no São Paulo, é no futebol brasileiro".

Exemplo de sucesso

O Palmeiras hoje é referência porque é um clube que vai em sua linha, não escuta ninguém de fora, podem pedir muita coisa, contratações, mas tem sua linha, um treinador com um estilo de jogo, e faz três ou quatro anos que está ganhando títulos. Mesmo que passe por momentos meio assim, mantém o foco. Hoje se perguntar para qualquer jogador, o profissional sabe o que o Abel iria querer de você, conhece o estilo dele. O Palmeiras é um grande exemplo de sucesso".

Por que Gabigol não deu certo na Inter de Milão?

Técnicos brasileiros no mesmo nível dos europeus

Perdido na China

Convite para seleção brasileira, mas opção pela Itália

Volta para casa no Criciúma

São Paulo