Topo

Rival do Flu, Tiago Nunes aposta em projeto peruano e alcança feito inédito

Tiago Nunes treinou Athletico, Corinthians e Grêmio no Brasil - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Tiago Nunes treinou Athletico, Corinthians e Grêmio no Brasil Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/04/2023 04h00

Quase cinco meses depois de ser anunciado no comando do Sporting Cristal, do Peru, Tiago Nunes terá missão difícil na Libertadores. No grupo da morte, ele tenta um feito que não acontece há 18 anos e reencontra um velho conhecido.

O que aconteceu

O Sporting Cristal está no grupo com Fluminense, River Plate e The Strongest.

Tiago Nunes foi anunciado no clube peruano em 17 de novembro de 2022.

São 12 jogos na temporada com seis vitórias, cinco empates e somente uma derrota. Tiago define o estilo do time como mais técnico e menos físico.

A escolha pela ida ao Peru foi para sair da zona de conforto. A chance surgiu em um momento que o treinador já buscava vagas fora do país. O fato de o clube ter mais sequência nos trabalhos também influenciou.

A chegada do treinador também abriu as portas para outros jogadores brasileiros como o atacante Brenner, ex-Botafogo, e o zagueiro Ignácio, ex-Bahia.

Essa foi a primeira vez na história que o Sporting Cristal conseguiu sair da pré-Libertadores e chegar na fase de grupos. São 18 anos sem passar para as oitavas.

A melhor campanha da história do clube foi em 1997, quando foi vice-campeão para o Cruzeiro.

Relação com Diniz

Em 2018, Diniz se reapresentou ao Athletico após uma folga na parada para a Copa do Mundo e foi demitido. A vaga foi preenchida por Tiago Nunes, então técnico das categorias de base.

Com Tiago, o Furacão se recuperou, deixou a zona de rebaixamento, terminou o Brasileiro em sétimo e foi campeão da Copa Sul-Americana. No ano seguinte, ganhou a Copa do Brasil.

Foram cerca de seis meses de trabalho juntos em Curitiba. Depois, os dois não criaram amizade, mas também não tiveram atritos.

Tiago rechaça que haja qualquer rivalidade com Fernando Diniz, mas mostra incômodo com a ideia de que o sucesso no Athletico se deve ao trabalho herdado de Diniz.

Quando estava no time principal do Athletico, Diniz chamava Tiago Nunes para ser auxiliar e participar da comissão.

Os dois acompanhavam treinamentos um do outro e conversavam diariamente enquanto estavam no mesmo clube.

O que ele diz

Tiago Nunes exaltou o Fluminense, a quem considera uma das principais equipes do Brasil neste momento.

"O Fluminense que é, junto com o Palmeiras, os dois principais clubes do Brasil no momento. O Fluminense vem jogando um futebol tão qualificado e eficiente. Vem de uma sequência de trabalho de quase dois anos, vem muito entrosado, vem reforçado, creio que nos últimos quatro ou cinco anos tenha encontrado sua melhor formação."

O treinador entende que o Sporting Cristal briga por fora no grupo e ressalta o momento de transição do time.

"O Sporting Cristal tem uma missão muito dura, muito difícil, mas estamos aqui para mudar um pouco desse contexto, para reenergizar a instituição, colocar jovens para jogar. Estamos passando por um momento de transição. Alguns jogadores experientes saíram, outros chegaram. Estamos em um processo de amadurecimento como time."