Topo

OPINIÃO

'Como vamos nos livrar disso?': Trajano desabafa sobre ódio no Brasil

Colaboração para o UOL, em Aracaju

28/03/2023 21h30

José Trajano desabafou no Cartão Vermelho sobre dois casos de violência que chocaram a sociedade brasileira nos últimos dias. Ele refletiu acerca do pai que invadiu o gramado do Beira-Rio para brigar com a filha no colo e sobre o adolescente de 13 anos que matou a professora a facadas numa escola em São Paulo.

'Nunca tinha visto nada tão cruel': "Eu ando muito triste com tudo isso, não é tarefa fácil. Confesso meu pessimismo com tudo que a gente vê e ouve que coisas que nos aborrecem e nos atingem diretamente vão se resolver rapidamente, fica uma coisa difícil de conviver. Ele entrou e deu uma joelhada por trás no jogador, que só não reagiu porque viu aquela criança. É uma das cenas mais cruéis na minha vida de 60 anos de jornalismo acompanhando futebol, nunca tinha visto nada parecido".

'Como vamos nos livrar disso?': "Aí tem o caso da escola da Vila Sônia, e hoje no Rio de Janeiro um rapaz de 15 anos tentou entrar numa escola armado com uma faca para matar outros, então estamos vivendo momentos terríveis na nossa sociedade com essa violência. Essa perversidade que pegou nas pessoas, o ódio, como é que a gente vai se livrar disso? Tem muita gente que acha que é isso mesmo, que concorda. É muito difícil lidar, estamos transtornados com tudo isso".

Casagrande: 'Foi a cena mais dolorosa que vi nos últimos anos'

Walter Casagrande também comentou a cena do pai com a filha no colo partindo para a pancadaria no Beira-Rio.

Esse cara, a briga estava dentro do campo, e ele pulou o campo com a filhinha pequenininha e foi brigar colocando a garotinha como escudo. Para mim foi a cena mais dolorosa que vi nos últimos anos de uma briga de campo ou de torcida."

Casão critica qualidade da Libertadores: 'Não temos 16 times de alto nível'

Casão também criticou a qualidade dos times da fase de grupos da Libertadores.

Não temos times de alto nível suficiente para fazer esse monte de chave que eles fizeram. Estão deixando a Libertadores uma banalidade total. Olhem quantos times estão estreando na Libertadores, só na chave do Flamengo caíram dois. Os caras querem transformar a Libertadores na Champions, mas, sinceramente, na América do Sul não temos 16 times de alto nível."

Assista ao Cartão Vermelho na íntegra