Topo

Espanha bate Noruega por 3 a 0 na estreia do técnico Luís de la Fuente

Jogadores da Espanha comemoram gol de Dani Olmo contra a Noruega, pelas Eliminatórias da Euro - Angel Martinez/Getty
Jogadores da Espanha comemoram gol de Dani Olmo contra a Noruega, pelas Eliminatórias da Euro Imagem: Angel Martinez/Getty

Colaboração para o UOL, em Maceió

25/03/2023 18h39

A Espanha estreou com o pé direito nas eliminatórias da Eurocopa ao vencer hoje (25) a Noruega pelo placar de 3 a 0.

  • Dani Olmo e Joselu marcaram na partida. Os gols foram marcados aos 12' do primeiro e aos 38' e 39' do segundo tempo.
  • As duas melhores seleções se classificam diretamente para o torneio que acontecerá em 2024
  • Espanha assume liderança do Grupo A. Gol 3 pontos, a Fúria deixa para trás a Escócia.
  • Noruega não pontua. Com o resultado, a equipe encerra a rodada na penúltima posição.

Primeiro jogo de Luís de la Fuente. A seleção demitiu Luiz Enrique após ser eliminada de forma surpreendente para Marrocos na Copa do Mundo de 2022 e agora aposta no ex-lateral esquerdo que comandou as equipes de base entre os anos de 2013 e 2022.

Erling Haaland fora da partida. O atacante do Manchester City sofreu uma lesão no adutor e foi cortado pelo departamento médico norueguês e deve perder as duas primeiras partidas da fase eliminatória.

Como foi o jogo

A Noruega assustou, mas quem dominou foi a Espanha. Com uma ofensiva formada no 4-3-3, a equipe do estreante Luís de la Fuente sufocou os rivais, assustou ao aproveitar erros nas saídas de bola e chegou em alguns momentos a ter mais de 70% de posse de bola.

Troca de passes sobressai. Mesmo com o domínio espanhol, ambas as equipes mostraram força com a bola no pé, por outro lado, tinham dificuldade em acertar a marcação e recuperar a bola logo em seguida, possibilitando a Noruega, por exemplo, assustar em pouquíssimos momentos.

Noruegueses tentam respirar. No segundo tempo, os visitantes pareceram acordar para o jogo, equilibrou as ações, pressionaram em cima e criaram oportunidades e rodaram a bola de um lado para o outro, mas encontram dificuldade em avançar.

Espanha substitui e mata o jogo. Observando o melhor momento da Noruega, Luís de la Fuente colocou Joselu e Fabián Ruiz para dar mais velocidade e melhorar as finalizações. As mudanças surtiram efeito e centroavante marcou os últimos dois gols do jogo.

Lances importantes e gols

Lá Fúria abre o placar. Aos 12', Balde recebe na ponta esquerda de Morata e bate cruzado e depois de um pequeno desvio em Dani Olmo a bola morreu no canto esquerdo de Nyland.

Noruega tenta responder. Dois minutos após sofrer o gol, Sorloth aproveitou erro de passe de Laporte e tocou para trás para Odegaard dominar e chutar na marca do pênalti, mas Nacho bloqueou com a ponta da chuteira.

Espanha mostra perigo mais uma vez aos 25'. Dani Olmo, novamente recebeu, dessa vez na direita de Rodri e cruzou rasteiro, mas a bola passa por toda a área e Morata não consegue chegar no carrinho.

Noruega não se intimida. Aos 10' da segunda etapa, após trabalhar a bola do meio para a esquerda, Meling finaliza cruzado, a bola desvia na zaga espanhola e beija a trave de Kepa.

Fúria tenta ampliar. Aos 32', Ceballos deu ótimo passe para Pino na ponta direita, mas ele finaliza cruzado e manda longe do gol.

Duas vezes Joselu. Antes do final, aos 38', Fabián Ruiz coloca a bola para dentro da área da esquerda e Joselu ganha no alto para tocar no contrapé e marcar. 1 minutos depois, Rodri serve Oyarzabal e ele finaliza cruzado. Nyland dá rebote e Joselu não perdoa.

Agenda

A bola volta a rolar pelas eliminatórias na na terça-feira (28). A Espanha encara a Escócia e a Noruega pega a Geórgia.

FICHA TÉCNICA

ESPANHA 3 X 0 NORUEGA

Torneio: 1ª rodada das eliminatórias da Eurocopa
Local: Estádio La Rosaleda, em Málaga, Espanha.
Data e hora: 22 de março de 2023, às 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Benoît Bastien
Auxiliares: Hicham Zakrani e Aurélien Berthomieu
Gols: Dani Olmo (ESP), aos 12' do 1T e Joselu (ESP), aos 38' e 39' do 2T
Cartões amarelos: Odegaard, Sorloth (NOR)
Cartões vermelhos: Não teve

ESPANHA: Kepa; Carvajal, Nacho Fernández, Laporte e Baldé; Rodri, Merino (Fabián Ruiz), Olmo (Yeremy Pino), Iago Aspas (Mikel Oyarzabal) e Gavi (Dani Ceballos); Morata (Joselu). Técnico: Luís de la Fuente.

NORUEGA: Nyland; Pedersen (julian Ryerson), Ostigard, Strandberg e Meling; Berg (Ola Solbakken), Aursnes e Odegaard; Berg (Fredrik Andre Bjorkan), Sorloth e Elyounoussi (Jorgen Larsen). Técnico: Stale Solbakke.