Topo

Estreante marca no fim e País de Gales arranca empate contra a Croácia

Luka Modric, da Croácia, em ação contra o País de Gales, pelas Eliminatórias da Euro - Jurij Kodrun/Getty
Luka Modric, da Croácia, em ação contra o País de Gales, pelas Eliminatórias da Euro Imagem: Jurij Kodrun/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/03/2023 18h44

A Croácia até jogou com superioridade contra o País de Gales em casa, mas sofreu com o empate no fim, por 1 a 1, na estreia pelo Grupo D das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024.

  • Andrej Kramaric e o estreante Nathan Broadhead, que nunca havia atuado pela seleção galesa, marcaram os gols no Estádio Poljud, em Split.

  • Croatas foram dominantes e superiores ao longo dos 90 minutos, mas perderam boas oportunidades e foram punidos no último minuto do confronto.

  • Sem Bale, que pendurou as chuteiras, os galeses sofreram para criar, mas garantiram um ponto na bacia das almas.

  • Partida na Croácia foi marcada por homenagens a Ivan Strinic e Dejan Lovren, aposentados da seleção.

  • No Grupo D, ambas as seleções ficam com um ponto, e atrás da Turquia, que tem três.

  • Croatas e turcos se enfrentam na terça-feira (28), pela próxima rodada, no Estádio Metropolitano de Bursa. No mesmo dia, os galeses recebem a Letônia.

Com homenagens em casa, Croácia dá primeiro passo rumo à Euro

A noite em Split foi de homenagens a Ivan Strinic e Dejan Lovren, aposentados da seleção croata, que tiveram suas camisas emolduradas e receberam os aplausos da torcida.

A Croácia foi superior desde o primeiro minuto de jogo, e, mesmo com a vantagem no placar, manteve-se com a posse de bola e à frente, atacando os galeses. Faltou apenas calibrar as finalizações, que fizeram falta quando o árbitro apitou o fim do jogo.

Com a bola nos pés, o País de Gales não encontrava espaços entre os defensores dos donos da casa, e levou perigo a Livakovic somente uma vez. Isto até o último minuto, quando o empate veio após um arremesso lateral.

Gols e destaques

Bola na rede, mas não valeu. Aos 25 minutos, em ótimo ritmo desde o começo da partida, a Croácia abriu o placar, mas não valeu: após bola alçada na área e corte parcial da zaga, Perisic mandou para o gol, mas o árbitro marcou falta de ataque no lance.

1 a 0. O gol finalmente saiu dois minutos depois: Kramaric ganhou dividida pelo meio, carregou a bola para a entrada da área e chutou de bico para vencer Ward. Croácia na frente, merecidamente.

Kovacic isola. Aos quatro minutos da etapa final, em bela e rápida jogada, Kovacic tabelou com Kramaric e saiu na cara do gol, mas pegou mal na bola e isolou o que seria um golaço.

Perde lá, perde aqui. Aos 14, foi a vez do País de Gales desperdiçar uma ótima chance. Wilson fez um cruzamento preciso para James, sozinho na área, finalizar para fora.

No travessão! Já na reta final do confronto, Perisic teve uma bola pela ponta esquerda, com pouquíssimo ângulo, e arriscou uma bomba de canhota. O camisa 14 surpreendeu a todos, inclusive o goleiro Ward, mas a bola explodiu no travessão.

Empate heroico no fim. Após arremesso lateral na área, no último minuto, a bola foi escorada, o estreante Nathan Broadhead apareceu livre na pequena área e finalizou de primeira para vencer Livakovic e empatar a partida.

Ficha técnica

Croácia 1 x 1 País de Gales

Competição: 1ª rodada do Grupo D das Eliminatórias da Eurocopa de 2024

Local: Estádio Poljud, em Split, na Croácia

Data e hora: 25 de março de 2023, às 16h45 (de Brasília)

Árbitro: João Pinheiro (POR)

Gols: Kramaric (CRO), aos 27 minutos do 1º tempo; Broadhead (GAL), aos 47 minutos do 2º tempo

Cartões amarelos: Juranovic (CRO); Ampadu (GAL)

Croácia: Livakovic, Juranovic, Sutalo, Gvardiol e Sosa; Kovacic (Pasalic), Brozovic e Modric (Majer); Kramaric (Vlasic), Perisic e Livaja (Musa). Técnico: Zlatko Dalic.

País de Gales: Ward, Roberts, Mepham, Rodon e Williams; Wilson (Thomas), Ramsey (Burns), Ampadu e Morrell (James); James (Broadhead) e Moore. Técnico: Robert Page.