Topo

Corinthians

Apoio, candidatura e mais: Os bastidores do ano eleitoral no Corinthians

Corinthians: veja quem vai concorrer à presidência - Reprodução/Wikipedia
Corinthians: veja quem vai concorrer à presidência Imagem: Reprodução/Wikipedia

Do UOL, em São Paulo

25/03/2023 04h00

O ano eleitoral do Corinthians começa a esquentar nos bastidores, ainda a oito meses da eleição presidencial.

Duilio Monteiro Alves não quer e nem pode se candidatar, pois a reeleição é vetada pelo estatuto do Corinthians. Houve articulação de apoiadores para tentar alterar as regras e viabilizar um segundo mandato, mas o presidente reforçou que só vai até dezembro. "Jamais concorrerei no final do ano", disse nesta semana.

Andrés Sanchez também diz não querer reassumir. Em entrevista recente, falou que "não é candidato neste ano". Outra que declinou da candidatura é Cris Gambaré, diretora do futebol feminino. A eleição será em novembro.

Quem vai concorrer

  • Só há um candidato confirmado: Augusto Melo, opositor que perdeu a última eleição por 142 votos. A candidatura foi lançada em um churrasco para centenas de sócios há duas semanas, no Parque São Jorge.
  • O grupo de Duilio não tem pressa para oficializar um candidato. O "Renovação e Transparência" está no poder desde 2007, já elegeu quatro presidentes diferentes e deve escolher um quinto nome para esta eleição. A definição ainda deve demorar dois ou três meses.
  • O nome mais cotado é o de André Negão, o André Luiz de Oliveira, que já foi braço direito de Andrés e atualmente preside a Comissão de Ética e Disciplina do Conselho Deliberativo. Ele não é unanimidade no grupo hegemônico, mas é visto como o "plano A".
  • Ninguém sabe se o ex-goleiro Ronaldo Giovanelli será candidato. Ele chegou a anunciar a candidatura, mas em seguida apagou a publicação e nunca esclareceu o caso. Ronaldo virou conselheiro pelas mãos de André Negão, em 2015.

Apoio e coligação

Duas chapas se uniram para a eleição dos conselheiros: a "Invasão 76" e a "Só Corinthians" agora formam a "Arquibancada 95". Separadas, as chapas somaram 203 votos na última eleição e ficaram fora do Conselho, mas juntas passam a ser uma das favoritas.

O novo grupo é composto majoritariamente por torcedores de organizadas e recebeu o apoio oficial da Gaviões da Fiel. É improvável que a "Arquibancada 95" tenha também um candidato à presidência.

Oito chapas vão compor o Conselho Deliberativo no triênio 2024-25-26, mesmo período do próximo mandato presidencial. Em 2020, apenas 11 votos separaram seis chapas diferentes na disputa pela oitava eleição. O pleito reuniu cerca de 2,9 mil sócios.

Se eu entrar na [discussão] política, piora tudo. Independente de poder ou não, eu jamais concorrerei no final do ano. Essa é minha posição muito clara hoje. Não é o problema de saúde, mas cansa. Isso aqui é 24 horas por dia, você larga vida e família. É um prazer para mim, mas é muito cansativo."
Duilio Monteiro Alves, atual presidente do Corinthians

Corinthians