Topo

CR7 faz 2 em dia de recorde, e Portugal goleia na estreia de novo técnico

Cristiano Ronaldo, de Portugal, comemora gol contra o Liechtenstein nas Eliminatórias da Euro 2024 - Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images
Cristiano Ronaldo, de Portugal, comemora gol contra o Liechtenstein nas Eliminatórias da Euro 2024 Imagem: Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images

Nicholas Ornelas Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2023 18h40

Classificação e Jogos

Na estreia de Roberto Martínez, a seleção de Portugal goleou o Liechtenstein por 4 a 0 na primeira rodada das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024. Destaque para Cristiano Ronaldo, recordista de jogos em seleções, e autor de dois gols na partida.

  • Os outros gols foram marcados por João Cancelo, considerado um dos melhores em campo, e Bernardo Silva.
  • Portugal e Liechtenstein fazem parte do Grupo J do torneio, ao lado de Bósnia, Eslováquia, Islândia e Luxemburgo.
  • Os dois primeiros de cada grupo garantem classificação para a Eurocopa de 2024.
  • O próximo confronto dos portugueses será contra o Luxemburgo, no domingo (26), às 15h45 (de Brasília).

Como foi o jogo

Só deu Portugal, como já era esperado. Os Lusos tiveram chances até de ampliar o marcador ainda no primeiro tempo, mas esbarraram no goleiro Buchel. Vale dizer que Cristiano Ronaldo perdeu chances que não costuma perder.

No segundo tempo, Portugal acertou o pé e encaminhou a goleada. Com menos de 10 minutos, a equipe de Martínez já havia criado inúmeras chances e pressionando com mais efetividade.

Foi a primeira partida da seleção portuguesa desde a queda na Copa do Qatar. E os lusos estrearam bem nas eliminatórias, somando três pontos e garantindo a liderança provisória da chave.

Roberto Martínez estreia no comando de Portugal na 1ª rodada das eliminatórias da Euro 2024 - Octavio Passos/Getty Images - Octavio Passos/Getty Images
Roberto Martínez estreia no comando de Portugal na 1ª rodada das eliminatórias da Euro 2024
Imagem: Octavio Passos/Getty Images

Gols e melhores lances

1x0: Cancelo aproveitou sobra em escanteio e soltou um petardo de fora da área, a bola desviou em defensor e enganou o goleiro Buchel.

CR7 perdeu gol incrível. Após falha de Traber, o craque saiu cara a cara com Buchel, mas finalizou muito por cima.

Passou perto. Bruno Fernandes deu belo drible em defensor e arriscou chute de fora da área, mas a bola passou rente à trave.

2x0: Após boa trama, Cancelo cruzou para trás e Bernardo Silva finalizou rasteiro para o fundo das redes.

Pênalti e 3x0: Cristiano Ronaldo amplia. Cancelo participou novamente, tabelou com Bruno Fernandes e foi derrubado na área. O camisa 7 foi para a cobrança e acertou o canto direito de Buchel.

Não valeu! João Félix ajeitou e Cristiano Ronaldo finalizou de primeira para o gol, mas o craque do Al-Nassr já estava impedido.

4x0: Gol de falta do Robozão! Em cobrança na entrada da área, CR7 encheu o pé no canto do goleiro, que não conseguiu espalmar e a bola foi direto na gaveta.

Buchel salva em lance maluco. O goleiro defendeu duas finalizações à queima-roupa em sequência, depois, os próprios atacantes de Portugal se enroscaram e a bola voltou para as mãos do camisa 1.

FICHA TÉCNICA

Portugal 4 x 0 Liechtenstein - 1ª rodada - Grupo J

Torneio: Eliminatórias para a Uefa Euro 2024
Data e horário: 23 de março de 2023, às 16h45 (de Brasília)
Local: Estádio José Alvalade, em Lisboa - Portugal
Árbitro: Espen Eskas (NOR)
Cartões amarelos: Não houve
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: João Cancelo (aos 7 minutos do primeiro tempo), Bernardo Silva (1 minuto do segundo tempo) e Cristiano Ronaldo (aos 5 e 17 minutos do segundo tempo)

PORTUGAL: Rui Patrício; João Cancelo, Danilo Pereira (Ruben Neves), Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Raphael Guerreiro; João Palhinha, Bernardo Silva (Vitinha), Bruno Fernandes (João Mário); João Félix (Rafael Leão) e Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos). Técnico: Roberto Martínez

LIECHTENSTEIN: Buchel; S. Wolfinger (Yildiz), Malin (Luchinger), Traber, Hofer, Meier (Lorenz); Wieser, Sele (Beck), Frommelt, Hasler; Gassner (M. Wolfinger). Técnico: Rene Pauritsch