Topo

São Paulo é mais um clube que pode perder Copa do Brasil; veja lista

Alisson, do São Paulo, lamenta pênalti perdido nas quartas de final do Campeonato Paulista. Derrota ameaça participação do time na Copa do Brasil 2024. - Maurício Rummens/www.fotoarena.com.br
Alisson, do São Paulo, lamenta pênalti perdido nas quartas de final do Campeonato Paulista. Derrota ameaça participação do time na Copa do Brasil 2024. Imagem: Maurício Rummens/www.fotoarena.com.br

Do UOL, em São Paulo

14/03/2023 15h00

O São Paulo é mais um clube que corre o risco de ficar fora da Copa do Brasil 2024.

Eliminado nas quartas de final do Paulistão pelo Água Santa, o Tricolor não tem mais como assegurar sua vaga no torneio pelo Estadual.

    O que aconteceu?

    Yuri Alberto durante eliminação do Corinthians no Campeonato Paulista. - Renato Gizzi/Photo Premium - Renato Gizzi/Photo Premium
    Yuri Alberto durante eliminação do Corinthians no Campeonato Paulista.
    Imagem: Renato Gizzi/Photo Premium
    • Três clubes da elite do futebol brasileiro não conseguiram classificação via estadual: São Paulo, Corinthians e Santos. Os dois primeiros caíram nas quartas de final, enquanto o Peixe nem avançou ao mata-mata.
    • O Paulistão dá cinco vagas à Copa do Brasil, garantidas pelos semifinalistas --Palmeiras, Red Bull Bragantino, Água Santa e Ituano-- e pelo quinto colocado, o São Bernardo.
    • Outros quatro times da Série A podem conquistar vaga, mas não estão garantidos: Botafogo, Fortaleza, Ceará e Cuiabá.
    • O clube carioca precisa vencer a Taça Rio para alcançar a quinta posição no estadual. Os outros três estão na semifinal de seus respectivos torneios regionais e precisam avançar à decisão.

    Quais os outros jeitos de garantir vaga?

    Luís Castro, técnico do Botafogo, reclamando durante partida do Campeonato Carioca. - Edu Andrade/Estadão Conteúdo - Edu Andrade/Estadão Conteúdo
    Luís Castro, técnico do Botafogo, reclamando durante partida do Campeonato Carioca.
    Imagem: Edu Andrade/Estadão Conteúdo
    • Ficar no G6 do Campeonato Brasileiro e estar na próxima Libertadores. Assim, não é necessário ser campeão nem depender do resultado de rivais;
    • Ser campeão da Copa do Brasil deste ano. Com exceção do Cuiabá, todos os times da Séria A citados acima estão vivos no mata-mata;
    • Vencer um torneio continental. Corinthians e Fortaleza disputam a Libertadores; São Paulo e Santos estão na Sul-Americana. Vencer uma dessas taças classifica tanto na Libertadores de 2024 quanto na Copa do Brasil.

    Se nada disso der certo, ainda é possível torcer para que as 12 vagas não sejam totalmente preenchidas. O número estabelecido leva em conta a possibilidade mais otimista de que nove clubes brasileiros disputarão a Libertadores 2024 —o que só acontecerá se equipes nacionais vencerem tanto Libertadores quanto Sul-Americana neste ano.

    Caso o Brasil envie oito ou sete times para a Libertadores de 2024, vagas extras serão atribuídas a equipes do Brasileirão. Portanto, é possível ficar fora do principal torneio do continente e, ao mesmo tempo, entrar no maior mata-mata do país.

    Nos casos de São Paulo e Corinthians, o desempenho de rivais paulistas pode ajudar. Se Palmeiras e/ou Bragantino classificarem-se à Libertadores, vagas extras são abertas para o estado de São Paulo. O Tricolor seria o primeiro beneficiado nessa situação, como sexto colocado no Paulistão. Uma posição atrás, o Alvinegro precisaria da contribuição de ambos nesse cenário hipotético.

    Entenda o regulamento

    • A partir do ano que vem, os rankings estaduais serão utilizados para definir 80 dos 92 clubes que participarão da Copa do Brasil.
    • São Paulo e Rio de Janeiro são os estados mais representados, com seis vagas. Rio Grande do Sul, Minais Gerais e Paraná vêm logo atrás, com cinco.
    • Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Pará e Santa Catarina recebem três vagas no torneio. Os outros estados do país têm direito a duas.
    • Os outros 12 espaços serão preenchidos pelos representantes brasileiros na Libertadores 2024, além dos campeões de Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B. Vagas que sobrarem serão distribuídas a clubes do Brasileirão, levando em conta a classificação final.