Topo

Mbappé salva no fim, e PSG vence o Brest no Francês

Mbappé comemora gol do PSG contra o Brest - STEPHANE MAHE/REUTERS
Mbappé comemora gol do PSG contra o Brest Imagem: STEPHANE MAHE/REUTERS

Colaboração para o UOL, em Maceió

11/03/2023 18h57

O PSG venceu o Brest por 2 a 1 e somou sua quarta vitória seguida no Campeonato Francês na tarde de hoje (11) em partida válida pela 27ª rodada. Soler marcou o primeiro, Honorat empatou para os donos da casa e Mbappé salvou no final.

A vitória deixa o PSG ainda mais tranquilo na liderança. A equipe tem 66 pontos, 11 a mais que o segundo colocado, o Olympique de Marselha. Por outro lado, o Brest não conseguiu aproveitar a chance de se distanciar do Z4 e continua na 15ª posição com 23 pontos, 1 a mais que o Strasbourg, que abre a degola.

Como foi o jogo

Com as ausências de Marquinhos, Mukiele e Kimpembe, Christophe Galtier foi obrigado a improvisar. O técnico montou um 4-2-2-2 com Carlos Soler e Fabián Ruiz um pouco mais avançados para jogar ao lado de Mbappé e Messi.

O início do jogo foi todo do PSG. Os líderes do campeonato logo montaram uma barraca para ocupar o campo de defesa do Brest em busca de espaço para concluir a gol mesmo que Messi e Mbappé tenham apresentado um futebol com constantes erros de passes nos primeiros minutos.

O meio-campo bem ocupado permitiu o avanço tranquilo da bola. Com Carlos Soler e Fabián Ruiz sempre avançados e jogando ao lado do ataque, sobraram para a dupla aproveitar as sobras e os rebotes.

O Brest evitou avançar. Sempre alternando entre o 4-1-4-1 e o 4-4-2, a equipe foi obrigada a focar no setor defensivo durante boa parte do jogo.

Os donos da casa souberam aproveitar as oportunidades. Sem conseguir avançar tranquilamente pelo campo adversário diante de um Sergio Ramos inspirado, sobraram as jogadas de contra-ataque para pegar a defesa do PSG despreparada, como foi o caso do primeiro gol do time.

Partida entre Brest e PSG pelo Campeonato Francês - Reprodução/Twitter/@SB29 - Reprodução/Twitter/@SB29
Partida entre Brest e PSG pelo Campeonato Francês
Imagem: Reprodução/Twitter/@SB29

Lances importantes e gols

O PSG assustou primeiro. Logo aos 10' do primeiro tempo Messi tocou para Soler que bateu de primeira no travessão do Brest.

Os visitantes não demoraram para tentar novamente. 3 minutos depois, a bola voltou para a área do Brest e depois de uma troca de passes, a bola sobrou para Verratti chutar de primeira da meia-lua, mas a bola desviou na marcação e saiu para escanteio.

Soler abre o placar. O gol do meia foi semelhante ao primeiro susto do PSG. Depois de Mbappé chutar e o goleiro Bizot espalmar para a frente, Soler pega o rebote e chuta de primeira e marca.

Brest deixa tudo igual. Em um contra-ataque mortal do time da casa, Del Castillo fez ótimo lançamento nas costas da defesa para Honorat, que dominou e chutou frente a frente com Donnarumma que não conseguiu fazer nada.

Quase a virada. Na volta para a segunda etapa foi o Brast quem assustou primeiro. Após falta cobrada da esquerda aos 10', Brassier subiu na segunda trave e cabeceou para a bola passar bem perto do gol do PSG.

Tentativas de longe. Mbappé teve dificuldade em penetrar na defesa e passou a chutar de longe, como foi o caso da primeira tentativa da equipe na segunda etapa. Depois de passar por Dari, o francês simplesmente chutou sem nenhuma mira.

Messi também tenta. Aos 19, Messi tentou o chute no canto direito de Bizot, mas o goleiro espalmou. Na sequência, Fabián Ruiz cruzou da esquerda, mas muito fechado.

Dupla garante a vitória. Depois de lançamento de Lionel Messi aos 45' do segundo tempo para encontrar Mbappé, o francês entra na área, dribla o goleiro e chuta para o gol vazio.

Jogo paralisado

O jogo precisou ser paralisado por aproximadamente quatro minutos. Acontece que os torcedores do Brest exageraram na comemoração do empate e acenderam sinalizadores que cobriram parte do campo de fumaça.

Fumaça invade jogo do PSG contra o Brest - STEPHANE MAHE/REUTERS - STEPHANE MAHE/REUTERS
Fumaça invade jogo do PSG contra o Brest
Imagem: STEPHANE MAHE/REUTERS

Agenda

O PSG volta a campo no dia 19 para encarar o Rennes, às 13h05, pela 28ª rodada do Francês. Um dia antes, o Brest pega o Troyes, às 21h, também pelo campeonato nacional.

Ficha Técnica
BREST 1 x 2 PSG

Competição: Campeonato Francês (27ª rodada)
Local: Estádio Francis-Le Blé, Brest
Data e hora: domingo (11), às 17h (de Brasília)
Árbitro: Marc Bollengier (FRA)
Cartões amarelos: Belkebla (BRE); Mbappé (PSG)
Gols: Soler (PSG), aos 36' do 1º T e Mbappé (PSG) aos 45' do 2º T; Honorat (BRE), aos 43' do 1º T

Brest: Bizot, Fadiga, Dari, Brassier, Duverne, Lees-Melou, Magnetti, Belkebla, Honorat, Del Castillo (Lemaréchal) e Mounié (Le Douaron). Técnico: Éric Roy.

PSG: Donnarumma, Pembélé (Bernat), Sergio Ramos, Danilo Pereira, Nuno Mendes, Zaïre-Emery (Renato Sanches), Verratti, Fabián Ruiz (Vitinha), Soler, Messi e Mbappé. Técnico: Christophe Galtier