Topo

Favorito na seleção, Kaká soma estágios e nenhum cargo formal em clubes

Kaká acompanha treino no CT do São Paulo - Getty Images
Kaká acompanha treino no CT do São Paulo Imagem: Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

23/02/2023 04h00

Kaká ainda não tem nenhum cargo formal em clubes em seu currículo após a aposentar dos gramados. O pentacampeão mundial conta com apenas estágios além de diversos cursos. Ele é atualmente o nome mais forte para assumir o cargo de diretor de seleções na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Qual a experiência de Kaká?

O ex-meia fez dois estágios no São Paulo. Foram dois períodos distintos de estágio: em um deles, passou por diversos departamentos enquanto fazia o curso da Uefa; em outro, acompanhou o técnico Rogério Ceni por 50 horas, carga horária necessária para concluir o curso da licença A de treinador da CBF.

Ele participou de um órgão consultivo da presidência do São Paulo. O Comitê Avançado de Futebol, CAF, foi criado pelo presidente Julio Casares como uma espécie de comissão auxiliar com ídolos e conselheiros do clube.

Kaká se formou nos mais renomados cursos de futebol do mundo, passando pela licença A de treinador da CBF, o curso da Uefa, da Fifa e até mesmo um curso da universidade americana de Harvard.

O ex-jogador já era presente nas reuniões de diretoria do Orlando City mesmo antes de pendurar as chuteiras. Kaká falava bastante com o CEO e com o dono da franquia americana, além de comparecer em reuniões com a própria MLS e seu comissário. A intenção era entender completamente o funcionamento de um clube de futebol.

O pentacampeão terminou sua formação em novembro e está aberto a oportunidades do mercado. A CBF ainda não fez um convite formal, mas entende que Kaká cumpre todos os requisitos que a entidade procura.

Curiosidade: Kaká precisou fazer um TCC para concluir seu curso da Uefa e baseou seu trabalho em entrevistas em três clubes: Orlando City, Milan e São Paulo.