Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Napoli perde pênalti, mas vence Eintracht e abre vantagem na Champions

Osimhen, do Napoli, celebra gol marcado sobre o Eintracht Frankfurt, pela Liga dos Campeões - Daniel ROLAND / AFP
Osimhen, do Napoli, celebra gol marcado sobre o Eintracht Frankfurt, pela Liga dos Campeões Imagem: Daniel ROLAND / AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

21/02/2023 18h53

O Napoli saiu na frente na briga por vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões. A equipe italiana bateu o Eintracht Frankfurt por 2 a 0 hoje (21), fora de casa, e abriu boa vantagem. O placar foi construído com gols de Osimhen e Di Lorenzo, um em cada tempo.

Kvaratskhelia perdeu pênalti quando o placar ainda estava zerado. Os italianos atuaram com um a mais em boa parte do segundo tempo, após expulsão de Randal Kolo Muani.

A partida de volta será realizada no dia 15, no Estádio Diego Armando Maradona, na Itália, às 17h (de Brasília). Os confrontos da próxima fase serão definidos por sorteio.

Como chegaram?

Campeão da Liga Europa na última temporada, o Eintracht Frankfurt se classificou ao ficar na segunda colocação no Grupo D, desbancando Sporting e Olympique de Marselha. O Tottenham passou em primeiro.

Líder do Campeonato Italiano, o Napoli ficou em primeiro no Grupo A, que tinha Liverpool, Ajax e Rangers.

Como foi o jogo?

Em casa, o time alemão começou mostrando mais volume de jogo, mas pouco conseguiu assustar. Aos poucos, o Napoli equilibrou as ações, passou a ter maior presença no campo de ataque e teve oportunidades claras. Kvaratskhelia perdeu um pênalti, defendido por Trapp. Pouco depois, Osimhen abriu o placar.

Na volta do intervalo, o Eintracht Frankfurt mudou o estilo da marcação, mas durou pouco. Aos 12 minutos, Randal Kolo Muani foi expulso e o Napoli, que já vinha melhor no jogo, soube ocupar o campo. Di Lorenzo, minutos depois, ampliou.

Neste cenário, os italianos souberam ditar o ritmo, pressionaram e estiveram perto de fazer o terceiro. O time da casa, por outro lado, tentou saídas em contra-ataque, mas sem sucesso.

Lances importantes

Quase. Aos 19 minutos do 1º tempo, Zielinski cobrou escanteio, a bola passou por todo mundo e sobrou para Kvaratskhelia, que bateu de primeira. Trapp fez a defesa.

Na trave. Aos 33 minutos do 1º tempo, Di Lorenzo acionou Lozano, que invadiu a área e finalizou. A bola carimbou a trave esquerda do goleiro do time alemão.

Pegou! Aos 34 minutos do 1º tempo, em rebote após a bola bater na trave, Aurélio Buta chegou atrasado em dividida com Osimhen e fez falta dentro da área. Na cobrança do pênalti, Trapp foi bem e defendeu chute de Kvaratskhelia.

Gol! Aos 39 minutos do 1º tempo, Lozano arrancou pela direita e cruzou para a área. Osimhen apareceu atrás de Tuta e abriu o placar.

Anulado. Lozano avançou e cruzou. Osimhen apareceu na área e balançou a rede, mas estava em posição irregular.

Defendeu. Aos 11 minutos do 2º tempo, Lozano mandou na frente para Kvaratskhelia, que saiu cara a cara e finalizou, mas o goleiro do Eintracht Frankfurt fechou o ângulo.

Expulso. Aos 12 minutos do 2º tempo, Randal Kolo Muani recebeu cartão vermelho diretamente após pisar no tornozelo de Anguissa em dividida.

Tirou tinta. Aos 27 minutos do 2º tempo, Anguissa tabelou com Zielinski e foi desequilibrado logo depois. No chão, o camaronês girou e bateu, e a bola passou perto da trave.

FICHA TÉCNICA
EINTRACHT FRANKFURT 0 x 2 NAPOLI

Competição: Liga dos Campeões
Local: Waldstadion, em Frankfurt, Alemanha
Dia e hora: 21 de fevereiro de 2023, terça-feira, às 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Artur Dias (POR)
Assistentes: Paulo Soares (POR) e Pedro Ribeiro (POR)
VAR: Tiago Martins (POR)
Cartões amarelos: Götze (FRA); Kim Minjae, Elmas (NAP)
Cartão vermelho: Randal Kolo Muani, aos 12'/2ºT (FRA)
Gols: Osimhen, do Napoli, aos 39'/1ºT; Di Lorenzo, do Napoli, aos 20'/2ºT

Eintracht: Trapp; Tuta, Jakic e Ndicka; Buta (Knauff), Sow, Kamada, Lindström (Rafael Borré), Götze (Alidou) e Philipp Max (Lenz); Kolo Muani. Técnico: Oliver Glasner

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Kim Min-Jae e Mathías Olivera; Lobotka, Anguissa (Ndombélé) e Zielinski; Lozano, Osimhen (Simeone) e Kvaratskhelia (Politano). Técnico: Luciano Spalletti