Topo

CBF rejeita pagar multa e quer acordo amigável com Real por Ancelotti

Carlo Ancelotti tem contrato com o Real Madrid até junho de 2024 e é alvo da CBF - David S. Bustamante/Soccrates/Getty
Carlo Ancelotti tem contrato com o Real Madrid até junho de 2024 e é alvo da CBF Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty

Do UOL, em São Paulo

17/02/2023 04h00

A CBF espera contratar Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira por meio de um acordo amigável com o Real Madrid. A ideia é não pagar a multa rescisória estabelecida no contrato do italiano, válido até junho de 2024.

Tanto CBF, quanto Ancelotti, não querem deixar uma sensação de rompimento com o clube espanhol caso a negociação se concretize.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não quer o caminho da rescisão unilateral com pagamento de multa seja com Ancelotti ou qualquer outro alvo. A intenção é conversar com o presidente do clube do técnico escolhido para buscar um acordo. Não está excluída a hipótese de arcar com valores dentro da negociação, desde que haja comum acordo entre CBF e clube.

Negociação recente é vista como exemplo

Ancelotti é ídolo do Real Madrid e não gostaria de sair pela porta dos fundos. Ele vive a segunda passagem pelo clube onde é campeão espanhol, bicampeão europeu e bicampeão mundial. Nos bastidores, o estefe do treinador de 63 anos orienta que a CBF trate com o Real sobre a possibilidade de liberação ao mesmo tempo em que já tem viagem marcada para o Brasil.

A rescisão de Ancelotti com o Everton-ING antes de assinar com o Real é tratada como exemplar pelos representantes do técnico. Na ocasião, o italiano trabalhava no clube inglês desde 2019 com contrato até 2024 quando recebeu contato dos espanhóis. Ele desejava voltar ao Real, mas não queria sair brigado e esperou um acordo amigável entre as diretorias. Também não houve pagamento de multa nessa transferência.

Liga dos Campeões pode ser decisiva

Publicamente, Ancelotti diz que não sabe o que é noticiado no Brasil a respeito do interesse da CBF. "Sou técnico do Real Madrid e meu contrato é até junho de 2024", afirmou, há uma semana.

Nos bastidores, ele só deu sinalizações positivas sobre a possibilidade até o momento, inclusive sobre a possibilidade de trabalhar com Kaká como coordenador da seleção.

A CBF nega já ter acordo com o técnico italiano, mas já admitiu esperar o fim da temporada europeia para contratar o novo técnico, tanto que definiu o treinador da seleção sub-20 Ramon Menezes como interino para o amistoso contra Marrocos agendado para março.

A sensação de todas as partes é que será preciso esperar o fim da participação do Real Madrid na Liga dos Campeões da Europa para avançar nas conversas. O time começa a disputa das oitavas de final na próxima terça-feira (21), contra o Liverpool. No Campeonato Espanhol, é o vice-líder.