Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Dortmund bate Chelsea com golaço de promessa nas oitavas da Champions

Karim Adeyemi comemora seu gol na partida entre Dortmund e Chelsea, pelas oitavas da Liga dos Campeões - Dennis Bresser/Getty
Karim Adeyemi comemora seu gol na partida entre Dortmund e Chelsea, pelas oitavas da Liga dos Campeões Imagem: Dennis Bresser/Getty

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/02/2023 18h56

O Borussia Dortmund venceu o Chelsea por 1 a 0, hoje (15), no Signal Iduna Park, pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Os alemães aproveitaram o mando de campo, o apoio da Muralha Amarela e o poder de decisão de Karim Adeyemi, substituto de Haaland, para largar em vantagem na disputa.

O alemão de 21 anos marcou o gol da vitória, aos 17 minutos do segundo tempo. A promessa de 21 anos do Dortmund definiu o placar do confronto em uma jogada individual de contra-ataque e marcou um golaço.

O Dortmund até começou o confronto sufocando os ingleses, mas depois cedeu espaço e o Chelsea passou a reagir. O tento da partida saiu em um momento em que os visitantes estavam melhor no jogo.

Os Blues tiveram um gol anulado porque Thiago Silva desviou a bola com a mão e João Félix perdeu duas chances claras. O português finalizou para fora na primeira oportunidade dentro da área, e depois carimbou o travessão diante do goleiro.

Antes do apito final, os jogadores das duas equipes se desentenderam em campo e arbitragem precisou intervir. A confusão, no entanto, logo foi dispersada e não foi necessário nenhuma medida além de cartões amarelos.

A partida de volta será disputada em 7 de março, às 17h (de Brasília), no Stamford Bridge.

Substituto de Haaland ofusca reforços do Chelsea

Após gastar quase R$ 2 bilhões apenas na última janela de transferências, o Chelsea chegou com grande expectativa para o mata-mata da Champions. Os reforços Mudryk, João Félix e Enzo Fernández foram a campo como titulares.

Os recém-contratados dos Blues foram bastante acionados e terminaram sendo determinante para o resultado, mas não da maneira como queriam. João Félix se destacou individualmente, mas perdeu dois gols diante do goleiro do Dortmund.

Enzo Fernández, por sua vez, estava tendo uma atuação sólida até que foi superado no um contra um por Adeyemi na jogada do gol. Ele quase marcou um golaço nos acréscimos para se redimir, mas parou no goleiro Kobel, que foi fundamental para a vitória do Dortmund.

Gol e lances importantes

Tento anulado. Aos 16', Thiago Silva desviou uma cobrança de falta próxima da linha de fundo e mandou para o fundo da rede. No entanto, o tento foi anulado porque o zagueiro brasileiro acertou a bola com a mão. Ele levou cartão amarelo.

João Félix perde gols. Aos 31', Ziyech disparou pela direita e tocou para trás, na entrada da área. João Félix apareceu sozinho, ajeitou o pé e bateu colocado, mas a bola saiu por cima. Na sequência, aos 37', ele foi acionado por Havertz novamente na área, partiu para cima da marcação e mandou no travessão.

1x0. Aos 17' do segundo tempo, Adeyemi protagonizou um contra-ataque mortal. Ele recebeu antes da intermediária, conduziu a bola por todo o campo do Chelsea, superou Enzo Fernández na velocidade e ainda fintou Kepa antes de mandar para o fundo da rede.

Ficha técnica

Borussia Dortmund 0 x 1 Chelsea

Torneio: Ida das oitavas de final da Liga dos Campeões

Local: Signal Iduna Park, em Dortmund, na Alemanha

Data e hora: 15 de fevereiro de 2023, às 17h (de Brasília)

Gol: Adeyemi (DOR), aos 17' do segundo tempo.

Cartões amarelos: Reece James (CHE), Thiago Silva (CHE), Bellingham (DOR), Emre Can (DOR), Ziyech (CHE), Adeyemi (DOR), Ozcan (DOR), Ryerson (DOR), Mount (CHE) e Sule (DOR)

Borussia Dortmund: Kobel; Wolf (Ryerson), Sule, Schlotterbeck e Guerreiro; Emre Can, Bellingham, Ozcan, Adeyemi (Bynoe-Gittens) e Brandt; Haller (Modeste). Técnico: Edin Terzic.

Chelsea: Kepa; James, Thiago Silva, Koulibaly e Chilwell (Cucurella); Enzo Fernandes, Loftus-Cheek. Ziyech; João Felix e Mudryk (Mount); Havertz. Técnico: Graham Potter