Topo

Como estão os sobreviventes do incêndio no Ninho do Urubu após quatro anos

Luiza Sá e Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/02/2023 04h00

A vida após a tragédia. Passados quatro anos do incêndio do Ninho do Urubu, alguns jovens permaneceram na caminhada para fazerem do futebol sua profissão, enquanto outros viram o sonho de se tornarem jogadores ficar mais distante.

Dos 16 sobreviventes, três seguem no Rubro-Negro e o goleiro Francisco Dyogo, inclusive, atualmente integra o elenco profissional. O volante Rayan Lucas está no sub-20 e disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.

Rayan Lucas - Foto: Reprodução - Foto: Reprodução
Rayan Lucas, do Flamengo, era um dos meninos que estavam no Ninho do dia da tragédia, mas se salvou
Imagem: Foto: Reprodução

O outro é o zagueiro Jhonata Ventura, que teve 35% do corpo queimado e voltou a atuar mais de dois anos após o incidente.

Outros sobreviventes

Felipe Cardoso está no Red Bull Bragantino. O jogador não teve o contrato renovado e deixou o Flamengo em janeiro de 2020. Depois, o meia assinou contrato profissional com o clube de Bragança Paulista.

Wendel Alves atua pelo Internacional. Liberado pelo Flamengo em janeiro de 2020, ele fez testes e passou no Corinthians. Foi liberado, porém, em 2021 e atuou em 2022 pelo Sub-17 do Internacional.

Samuel Barbosa atua pelo Itapirense. O atacante chegou a assinar contrato profissional com o Flamengo meses antes da tragédia. Ele renovou com o Rubro-Negro até o fim de 2022 com alta multa, mas saiu.

Filipe Chrysman está no Guarani. O mais velho entre os sobreviventes, o jogador chegou a ficar no Flamengo depois do acidente, mas deixou o clube.

Kayque Campos foi para o Al Bataeh. O garoto assinou o primeiro contrato profissional com o Rubro-Negro em setembro de 2019, com validade de dois anos. Sem espaço, porém, atualmente está nos Emirados Árabes.

Jean Sales foi para o FC Alverca. O atacante seguiu no Flamengo até o fim de 2020, mas depois se transferiu para o clube de Portugal. Lá, assinou o primeiro contrato profissional.

Kennyd Lucca agora é do Cuiabá. O jogador preferiu não permanecer no Rio de Janeiro depois do incêndio e saiu para o Corinthians em 2019. Depois, ainda passou pelo Bahia e atualmente está na equipe do Mato Grosso.

Pablo Ruan está no Atlético-MG. Depois de deixar o Flamengo por vontade própria no fim de 2019, o atacante foi para o Palmeiras e assinou contrato profissional em outubro de 2020. Atualmente, porém, está no clube mineiro.

João Victor ficou sem sem clube. Após ser liberado pelo Flamengo no começo de 2020, o garoto atualmente está sem clube. Ele segue tentando espaço no futebol e se prepara no Triestre, clube amador de Curitiba, onde foi formado.

Cauan Gomes foi para o Fortaleza. Um dos sobreviventes que precisou ser hospitalizado, o jovem voltou a atuar rápido e chegou a assinar o primeiro contrato profissional com o Fla em julho de 2020 com validade até o fim de 2022. Em 2021, porém, saiu para o Fortaleza.

Caike da Silva assinou com o XV de Piracicaba. Conhecido como "Paquetazinho" na época de Flamengo, o jovem não teve contrato renovado no começo de 2020. Ele voltou a Americana, em São Paulo, sua cidade-natal. Neste ano, assinou com o novo clube até 2025.

Naydjel Callebe atualmente joga futsal. O volante também deixou o Flamengo em janeiro de 2020. Na época, chegou a receber convite para fazer testes no Vasco, mas não aceitou e voltou a morar na cidade-natal, no interior do Paraná. Sem oportunidades no campo, foi para o futsal.

Gabriel de Castro estava em período de testes quando houve o incêndio no Ninho. Ele chegou a ficar mais três semanas em observação, mas não foi aproveitado. Não há mais informações sobre o presente dele.

As vítimas

O incêndio no Ninho do Urubu aconteceu em 8 de fevereiro de 2019 e matou 10 jovens que atuavam em equipes da base do Flamengo. O fogo atingiu o local que era utilizado como alojamento pelas categorias inferiores do Rubro-Negro.

No momento do incêndio, 26 meninos estavam dormindo no local. Dos 16 sobreviventes, três tiveram de passar por um período no hospital após o resgate.

As vítimas fatais tinham entre 14 e 16 anos: Athila Paixão, de 14 anos; Arthur Vinícius, 14 anos; Bernardo Pisetta, 14 anos; Christian Esmério, 15 anos; Gedson Santos, 14 anos; Jorge Eduardo Santos, 15 anos; Pablo Henrique Matos, 14 anos; Rykelmo de Souza, 16 anos; Samuel Thomas, 15 anos; e Vitor Isaías, 15 anos.