Topo

Mineiro - 2023

Mineiro: Pouso Alegre marca no início, segura pressão e vence o Cruzeiro

Jogadores do Pouso Alegre comemoram gol sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro de 2023 - Fernando Moreno/AGIF
Jogadores do Pouso Alegre comemoram gol sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro de 2023 Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/02/2023 23h27

O Pouso Alegre surpreendeu e venceu o Cruzeiro por 1 a 0, no Independência, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro de 2023. Foi a segunda derrota consecutiva da Raposa no Estadual.

  • O único gol da partida foi marcado por Gabriel Carioca, de cabeça, aos 11 minutos do primeiro tempo.
  • Insatisfeito com a atuação da equipe na primeira etapa, Pezzolano fez três substituições simultâneas após meia hora de jogo e recebeu o apoio da torcida.
  • Nikão, artilheiro da equipe até o momento com dois gols, começou no banco de reservas. Ele entrou aos 23 do segundo tempo após ter seu nome entoado pela arquibancada.
  • Wesley cabeceou por cima e desperdiçou uma chance clara na etapa final.
  • Nos acréscimos, torcedores gritaram: 'Time pipoqueiro, tem que ter raça pra jogar no meu Cruzeiro'.
  • Apesar da derrota, o Cruzeiro se mantém provisoriamente na vice-liderança do Grupo C, com quatro pontos. O Pouso Alegre, por sua vez, chegou a sete pontos e ocupa a segunda colocação da chave A.
Curiosidade: Minho, do Pouso Alegre, quase marcou um golaço de cobertura de antes do meio de campo, mas a bola passou do lado da trave.

Estratégia de Pezzolano não funciona

Após ser derrotado pelo América-MG na rodada passada, o técnico uruguaio promoveu quatro mudanças no time titular do Cruzeiro para enfrentar o Pouso Alegre. Igor Formiga, Walisson, Ramiro e Gilberto entraram nas vagas de William, Ian Luccas, Neto Moura e Nikão.

A proposta de jogo de Pezzolano, no entanto, foi frustrada com o gol dos visitantes logo aos 11 minutos. Em desvantagem no placar, a equipe celeste pressionava em busca do empate, mas falhou na reação imediata.

Impaciente, o comandante cruzeirense fez três mudanças de uma vez aos 30 minutos do primeiro tempo e ganhou o apoio da torcida pelas substituições. Ele acionou Ian Luccas, Neto Moura e Eduardo Brock, mandando Igor Formiga, Wallison e Reynaldo ao banco de reservas.

Nikão, que marcou dois dos três gols do time na temporada, só entrou em campo aos 23 do segundo tempo. O jogador foi chamado por Pezzolano após ter seu nome entoado na arquibancada pelos torcedores.

O Cruzeiro controlou as ações da partida e sufocou o adversário até o fim, mas não conseguiu furar a retranca e teve a sua segunda derrota seguida no torneio. A Raposa volta a campo na próxima segunda (13), para enfrentar o Atlético-MG, enquanto o Pouso Alegre encara o Tombense no domingo (12).

Gol

1 x 0. Aos 11 minutos, o Pouso Alegre fez uma jogada ensaiada em cobrança de escanteio e Carlinhos mandou um chuveirinho para a área. Gabriel Carioca apareceu sozinho no meio da marcação e cabeceou no cantinho, sem chances para Rafael Cabral.

Ficha técnica

Cruzeiro 0 x 1 Pouso Alegre

Competição: 4ª rodada do Campeonato Mineiro

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte, Minas Gerais

Data e hora: 7 de fevereiro de 2023, às 21h30 (de Brasília)

Gol: Gabriel Carioca (PAF), aos 11 do primeiro tempo

Cartões amarelos: Heitor (PAF), Igor Pereira (PAF), George (PAF) e Wellington Reis (PAF)

Cruzeiro: Rafael Cabral; Wesley Gasolina (Rafael Bilu), Lucas Oliveira, Reynaldo (Eduardo Brock) e Igor Formiga (Ian Luccas); Wallisson (Neto Moura), Ramiro e Marquinhos Cipriano (Nikão); Bruno Rodrigues, Gilberto e Wesley. Técnico: Paulo Pezzolano.

Pouso Alegre: Cairo (George); Nando, Heitor, Vitão e Gabriel Carioca; Igor Pereira (Wellington Reis), Carlinhos e Christian; Michael Paulista (Igor Carvalho), Minho (Rodrigo Carioca) e Ingro (Amarildo). Técnico: Eugênio Souza.