Topo

Mineiro - 2023

América-MG vence Cruzeiro em Brasília com direito a nome errado de jogador

Jogadores do América-MG comemoram vitória contra o Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro -  Mateus Bonomi/AGIF
Jogadores do América-MG comemoram vitória contra o Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

Colaboração para o UOL, em Maceió

04/02/2023 18h35

O América-MG venceu o Cruzeiro por 1 a 0 com gol de Henrique Almeida na tarde de hoje (4), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no primeiro clássico estadual entre as equipes realizado fora de Minas Gerais.

O resultado fez o Coelho manter a liderança do Grupo B, com 9 pontos. O Cruzeiro, que enfrentou uma equipe de Série A pela primeira vez desde o seu retorno à elite, soma apenas 4 e caiu para a segunda posição do Grupo C.

Como foi o jogo

O Cruzeiro dominou o clássico até a metade do primeiro tempo. Depois disso, mesmo conseguindo triangular pelo meio de campo, nos avanços de Neto Moura e Ian Luccas, apenas conseguiu se defender melhor e não deixar o América-MG ter controle do jogo.

A Raposa priorizou a velocidade do meia Gasolina jogando como ala pelo lado direito de onde sairam as principais jogadas de perigo da equipe celeste ao longo da partida.

Vagner Mancini efetuou mudanças na marcação do Coelho durante o decorrer do jogo e conseguiu bater de frente com a estratégia de Paulo Pezzolano. Com Nikão e Bruno Rodrigues trocando de posição constantemente, confundindo a marcação do América-MG, o técnico avançou os meias para evitar surpresas e conseguiu mudar a história do jogo.

Erro na camisa

William usa camisa com grafia erra do seu nome em jogo do Cruzeiro - Mateus Bonomi/AGIF - Mateus Bonomi/AGIF
William usa camisa com grafia erra do seu nome em jogo do Cruzeiro
Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

William Furtado estreou pelo Cruzeiro com um erro ortográfico no seu nome estampado na camisa do clube. Seu nome foi estampado na camisa celeste como 'Willian', com um N no final.

Lances importantes

8 minutos do 1º tempo: Bruno Rodrigues recebeu passe de Nikão e marcou o que seria o primeiro gol do jogo, mas o árbitro André Luiz anulou por impedimento.

32 minutos do 1º tempo: A resposta da Raposa só apareceu 24 minutos após Rafael Cabral sair mal com os pés e entregar de brinde para Aloísio bater de direita e a bola passar à esquerda do gol.

8 minutos do 2º tempo: Bruno Rodrigues deu passe para Wesley, nas costas de Nino Paraíba que dominou dentro da área, limpou e bateu de direita, mas bola foi para fora mais uma vez.

34 minutos do 2º tempo - América-MG 1 x 0 Cruzeiro: Depois de um cruzamento de Reynaldo, a bola desviou em Lucas Oliveira e sobrou para Henrique Almeida dominar e mandar de esquerda no gol de Rafael Cabral.

44 minutos do 2º: Henrique Almeida marcou mais uma vez após cruzamento de Martinez na entrada da área, mas o gol foi anulado após checagem do VAR por falta contra Gilberto em uma jogada anterior.

Estreia de Gilberto

Gilberto estreou pela Raposa. Anunciado no dia 20 de janeiro, o atacante entrou no lugar de Waley aos 24 do segundo tempo

Curiosidade

Foi a primeira vez que o clássico entre América-MG e Cruzeiro foi realizado fora de Minas Gerais. A mudança acontece devido após oferta de empresários para levar o clássico para a capital federal.

Agenda

O Cruzeiro volta a campo contra o Pouso Alegre na próxima terça-feira (7) pelo Campeonato Mineiro. No mesmo dia o América-MG encara o Athletic, também pelo estadual.

FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-MG 1 X 0 CRUZEIRO

Competição: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 04 de fevereiro de 2023, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília
Árbitro: André Luiz Policarpo Bento
Assistentes: Magno Arantes Lira e Fernanda Nândrea Gomes Antunes
Quarto árbitro: Marcio Tavares da Silva
Cartões amarelos: Wesley (CRU); Aloísio, Alê, Nino Paraíba, Ricardo Silva (AME)
Cartões vermelhos: Não teve
Gols: Henrique Almeida (AME), aos 34 do 2T

América-MG: Matheus Cavichioli, Nino Paraíba, Iago Maidana (Danilo Avelar), Ricardo Silva, Nicolas, Juninho, Alê, Benítez (Emmanuel Martínez), Mateus Gonçalves (Matheusinho), Felipe Azevedo (Dadá Belmonte) e Aloísio (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini.

Cruzeiro: Rafael Cabral, William, Oliveira, Reynaldo, Marquinhos Cipriano (Rafael Bilu), Neto Moura (Igor Formiga), Ian Luccas, Wesley Gasolina (Ramiro), Nikão (Daniel Junior), Bruno Rodrigues e Wesley (Gilberto). Técnico: Paulo Pezzolano.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o próximo jogo do América-MG é contra o Athletic e não contra o Atlético-MG. O erro foi corrigido.