Topo

CBF mantém fórmula do BR Feminino com 4 rebaixados e pausa para Copa

Jogadoras do Corinthians comemoram título do Brasileirão Feminino em 2022 - YURI MURAKAMI/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadoras do Corinthians comemoram título do Brasileirão Feminino em 2022 Imagem: YURI MURAKAMI/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/02/2023 14h15

Nesta quinta-feira, a Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela da primeira fase do Brasileirão Feminino 2023, além do Regulamento Específico da Competição (RGC) e o Plano Geral de Ação (PGA). A primeira rodada começa no dia 24 de fevereiro.

  • A exemplo do ano passado, a primeira fase do torneio será disputada por 16 equipes, que se enfrentam em turno único;
  • Ao final das 15 rodadas programadas, as oito melhores equipes avançam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta em modelo mata-mata. A última rodada da primeira fase será realizada entre os dias 9 a 12 de junho;
  • Mesmo com apenas 16 equipes, ao final da primeira fase quatro equipes serão rebaixadas à divisão A2, série inferior do futebol feminino no Brasil.

"Neste ano, o campeonato contará com uma pausa por conta da realização da Copa do Mundo Feminina Fifa na Austrália e Nova Zelândia 2023. Desta forma, após a fase de Quartas de Final, a competição fará uma pausa com retorno para a disputa das semifinais no dia 26 de agosto. As finais do Brasileiro Feminino A-1 também já contam com data pré-definidas: 10 e 17 de setembro", diz o comunicado da entidade.

Antes da principal competição da categoria, tem a disputa da Supercopa Feminina, que começa já neste sábado. Ao contrário do masculino, onde apenas Palmeiras e Flamengo fizeram a decisão, oito equipes disputam o troféu: Internacional, Athletico, Corinthians, Atlético-MG, Real Brasília, Avaí/Kindermann, Flamengo e Ceará.