Topo

Como estão os 26 de Tite um mês após o retorno dos campeonatos europeus

Tite, sozinho no banco de reservas, durante a partida entre Brasil e Croácia - HANNAH MCKAY/REUTERS
Tite, sozinho no banco de reservas, durante a partida entre Brasil e Croácia Imagem: HANNAH MCKAY/REUTERS

Do UOL, em Santos (SP)

30/01/2023 04h00

Os campeonatos europeus retornaram há cerca de um mês depois da paralisação para a Copa do Mundo do Qatar e, enquanto alguns jogadores que formaram a seleção brasileira de Tite no mundial têm se destacado, outros estão em baixa.

  • Casemiro é o maior destaque. Ele lidera o grupo em minutos jogados (804), está invicto desde então com nove vitórias e um empate e somou sete participações em gols: três bolas nas redes e quatro assistências.
  • Ainda no United, Fred segue somente como opção no banco. Dos 11 jogos em que atuou após a Copa, só foi titular duas vezes. Ele somou 316 minutos, mas brilhou na última partida marcando um gol e dando uma assistência - ele tem dois gols e duas assistências no total.
  • Neymar foi titular mais vezes que Mbappé e Messi. O craque brasileiro atuou em seis dos oito jogos do PSG, enquanto Mbappé e Messi jogaram cinco e quatro, respectivamente. Neymar marcou dois gols e deu quatro assistências.
  • Pedro lidera a artilharia do período com quatro gols em quatro jogos. O jogador do Flamengo ainda tem duas assistências e está empatado com Neymar com seis participações diretas em gols, atrás apenas de Casemiro -- que tem sete.
  • Assim como Casemiro, Raphinha e Weverton estão invictos. Ao contrário do goleiro do Palmeiras, o atacante do Barcelona está longe de ser intocável e foi titular em cinco dos nove jogos que participou, mas conseguiu cinco participações em gols (duas bolas nas redes e três assistências). Com Raphinha, o Barça venceu sete partidas e empatou duas.
  • Antony e Martinelli à frente de Rodrygo. Os jogadores de Manchester United e Arsenal foram titulares na maior parte dos jogos após a Copa do Mundo, enquanto Rodrygo atuou desde o início em somente quatro dos nove jogos do Real até aqui. Os três, porém, estão rigorosamente empatados em participações em gols, com dois cada e uma assistência.
  • Vini Jr segue intocável no Real Madrid. Ele foi titular em oito jogos e, no grupo brasileiro, só perde para Casemiro em minutos em campo. Vini segue lutando contra o racismo, driblando e marcando gols: foram dois, além de uma assistência.
  • Danilo se tornou intocável e líder, enquanto Alex Sandro está em baixa na Juventus. O lateral-direito de Tite na Copa se tornou zagueiro no Itália e vem recebendo elogios. Ele marcou dois gols nos seis jogos que fez. Alex Sandro, que tem contrato no fim, atuou somente em metade das partidas.
  • Lesionados, Alex Telles e Gabriel Jesus ainda não voltaram a atuar. O mesmo vale para Daniel Alves, preso em Barcelona acusado de estupro em uma boate.

Curiosidade: Tite ainda não definiu seu futuro. Ele rejeitou recentemente uma proposta da seleção da Coreia do Sul, eliminada pelo Brasil nas oitavas de final da Copa do Qatar. O treinador entende que ainda não é o momento de voltar à beira do gramado.