Topo

CBF alinha reunião, e técnico Luis Enrique vira alvo da seleção brasileira

Do UOL, em São Paulo

20/01/2023 18h04

O técnico espanhol Luis Enrique é uma das opções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir o comando da seleção brasileira no lugar de Tite. Uma reunião está sendo alinhada nos bastidores para as próximas semanas.

Luis Enrique está desempregado. Ele foi demitido pela seleção da Espanha depois da eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo diante de Marrocos. A Federação Espanhola esperava uma campanha melhor da equipe, que tinha estrelas como Busquets, Gavi e Pedri, e decidiu encerrar o trabalho que durava desde 2018 — com uma interrupção de cinco meses em 2019.

Os principais alvos da CBF são Pep Guardiola e Carlo Ancelotti. O primeiro, atualmente no Manchester City, não mostrou disposição em conversar. Já o segundo, que trabalha no Real Madrid, deu uma sinalização positiva para pelo menos ouvir o projeto da seleção brasileira. Ednaldo e seus emissários tentam agendar uma reunião para as próximas semanas.

A ideia é aproveitar a passagem de Ednaldo pela Europa para conversar com outros treinadores de ponta, caso não haja avanço com Ancelotti. Aí entra o convite para Luis Enrique e possivelmente mais algum profissional que a CBF considere como unânime. Caso não dê nada certo na viagem para a Europa, um treinador brasileiro passa a ser o plano alternativo.

A seleção brasileira planeja ter seu novo treinador definido até o fim de fevereiro. Isso acontece porque o primeiro período de jogos em 2023 é no mês de março, e Ednaldo quer que a seleção já inicie a nova era. Serão amistosos, mas lugares e adversários ainda estão indefinidos. As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 começam só no meio do ano.

Ex-jogador de destaque no futebol espanhol, Luis Enrique viveu o auge da carreira de técnico no Barcelona. Ele dirigiu a equipe entre maio de 2014 e junho de 2017. Comandou o trio MSN (Messi, Suáres e Neymar) e foi campeão da Liga dos Campeões da Europa com Neymar no elenco. O treinador também dirigiu Roma, Celta de Vigo e a seleção espanhola.

Luis Enrique tem recebido outras sondagens para voltar a trabalhar no meio do ano, mas ainda não tem nada fechado. Um dos possíveis interessados é o Atlético de Madri, hoje dirigido por Diego Simeone. O técnico não tem empresário, mas um advogado ajuda em serviços burocráticos e sua comissão técnica não foi dissolvida depois da Copa do Mundo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

CBF alinha reunião, e técnico Luis Enrique vira alvo da seleção brasileira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol