Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tiki-taka de Luis Enrique naufraga e Espanha é eliminada com justiça

Morata lamenta chance perdida no duelo entre Espanha e Marrocos - Amin Mohammad Jamali/Getty Images
Morata lamenta chance perdida no duelo entre Espanha e Marrocos Imagem: Amin Mohammad Jamali/Getty Images

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não deu para a Espanha. Depois de começar a Copa do Mundo de 2022 impressionando com uma goleada de 7 x 0 sobre a Costa Rica, a equipe do técnico Luis Enrique caiu de produção e fracassou de vez nesta terça-feira ao ser eliminada por Marrocos, nas oitavas de final, na disputa por pênaltis, após o 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação.

Seleção que mais trocou passes nesta Copa e que mais teve posse de bola, a Espanha não conseguiu mais uma vez converter o domínio territorial em campo em chances de gol. Algo que a imprensa espanhola já havia criticado, entrando em conflito com Luis Enrique, que defendia a todo custo a forma de jogar de sua equipe, que depois da estreia empatou com a eliminada Alemanha (1 x 1) e perdeu, de virada, para o Japão (1 x 2), no último jogo da fase de grupos.

No confronto contra Marrocos, a Espanha teve 76% de posse de bola, contra apenas 24% da seleção africana, segundo os dados do SofaScore. O jovem time espanhol, o mais novo desta Copa, conseguiu, em 120 minutos, acertar apenas um chute a gol, diante da melhor zaga do Mundial — Marrocos levou apenas um gol em quatro jogos.

A seleção marroquina, que se fechou muito bem, foi mais efetiva no ataque, tendo duas grandes chances de marcar. A maior delas com Cheddira, aos 13 minutos do primeiro tempo da prorrogação, quando perdeu o gol cara a cara com o goleiro Simon. No último lance da partida, Sarabia, na melhor chance da Espanha, chutou a bola na trave.

Nos pênaltis, Sarabia começou perdendo e a Espanha parou também no goleiro Bono, que pegou o segundo, cobrado por Soler, e o terceiro, de Busquets. A Espanha, como em 2018, cai nas oitavas de final na disputa por pênaltis. No Mundial passado, parou na anfitriã Rússia depois também de dominar o jogo todo na posse de bola. Depois do título de 2010, a Espanha, segue com um desempenho ruim. Eliminada na 1ª fase no Mundial do Brasil, a Fúria não passou das oitavas nas últimas duas Copas.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, a Espanha venceu a Costa Rica por 7 a 0 e não 7 a 1. O erra já foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL