Topo

Dembelé decide, Barcelona vence o Atlético e se isola na ponta do Espanhol

Jogadores do Barcelona comemoram gol de Dembelé contra o Atlético de Madri - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Jogadores do Barcelona comemoram gol de Dembelé contra o Atlético de Madri Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

Colaboração para o UOL, em Aracaju

08/01/2023 18h57

O Barcelona venceu o Atlético de Madri por 1 a 0 em clássico disputado neste domingo (8) e assumiu a liderança isolada do Campeonato Espanhol.

  • O gol da vitória catalã foi marcado por Dembelé em bela trama coletiva.
  • Com a vitória, o Barça foi a 41 pontos e abriu três de vantagem sobre o arquirrival e vice-líder Real Madrid.
  • Em crise, o Atlético foi ultrapassado pelo Bétis e caiu para a 5ª colocação, fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões.
  • Clássico ficou marcado pela expulsão de Savic e Ferrán Torres, que se engalfinharam em campo e receberam vermelho direto.
  • Griezmann quase empatou o jogo nos acréscimos, mas Araújo tirou em cima da linha e garantiu a vitória do Barça.

Curiosidade: Conhecido por seu jogo ofensivo, o Barcelona tem a melhor defesa do Campeonato Espanhol. O time de Xavi tomou apenas 6 gols em 16 jogos. Nenhum outro time tomou menos de 10 gols.

Próximos jogos: Agora líder isolado, o Barça volta a campo pelo Espanhol no próximo sábado (14), contra o Bétis. Já o Atlético pega o Almería no domingo (15).

O jogo

Barça na frente com polêmica. O Barcelona marcou em lance que teve muita reclamação do Atlético. Reinildo pediu falta de Gavi, que fez jogo de corpo e girou sobre o lateral para servir Dembelé. Após revisão do VAR, porém, a arbitragem manteve a marcação de campo e validou o gol.

Pressão. Após tomar o gol, o Atlético partiu para cima, acuou o Barcelona e perdeu duas boas oportunidades seguidas.

  • Primeiro, Giménez cabeceou com perigo e tirou tinta da trave de Ter Stegen.
  • Depois, Molina avançou com liberdade pela direita e chutou alto e forte, mas a finalização saiu por pouco.

Ter Stegen salva! O Atlético só não empatou no fim do primeiro tempo porque o goleiro do Barça fez grande defesa em chute de Griezmann. O atacante francês recebeu livre na entrada na área e bateu colocado, mas Ter Stegen salvou de mão trocada.

Na trave. O Atlético continuou pressionando no segundo tempo, mas foi o Barcelona que quase ampliou, novamente com Dembelé. Ele recebeu lançamento em velocidade e bateu travado pela defesa. A bola resvalou e ainda tocou na trave, para sorte de Oblak.

Não valeu. Aos 27 minutos do segundo tempo, Ferrán Torres ampliou para o Barcelona, mas estava na banheira. Impedimento marcado, gol anulado.

MMA? Já nos acréscimos, Ferrán Torres e Savic protagonizaram uma cena inusitada. Eles se estranharam, se embolaram no gramado e acabaram expulsos.

Em cima da linha. O dia realmente não era do Atlético. No último minuto do jogo, Griezmann finalizou após bate-rebate na área e a bola passou por Ter Stegen, mas Araújo salvou de calcanhar em cima da linha. O uruguaio comemorou como se fosse um gol.

O Gol

1 x 0. Dembelé abriu o placar para o Barça aos 22 minutos do primeiro tempo. Após boa jogada de Pedri, Gavi rolou e o atacante francês chapou rasteiro no canto.

Ficha Técnica

Atlético de Madri 0 x 1 Barcelona
Competição: Campeonato Espanhol
Local: Cívitas Metropolitano (Madri)
Data e hora: 8 de janeiro (domingo), às 17h (de Brasília)
Árbitro: José Luis Munuera
Cartões amarelos: Araújo, Raphinha e Christensen (Barcelona); Molina e Correa (Atlético)
Cartões vermelhos: Savic (Atlético) e Ferrán Torres (Barcelona)
Gols: Dembelé (aos 22 minutos do primeiro tempo)
Atlético: Oblak; Molina, Savic, Giménez, Reinildo (Reguilón); Koke (Lemar), Barrios (Kondogbia), Carrasco (Morata), Llorente; João Félix (Correa) e Griezmann. Técnico: Simeone.
Barcelona: Ter Stegen; Koundé, Araújo, Christensen, Balde (Marcos Alonso); Busquets (Sergi Roberto), De Jong (Kessie), Gavi (Raphinha); Pedri, Dembelé e Ansu Fati (Ferrán Torres). Técnico: Xavi.