Topo

Americano que virou fã de Pelé no Cosmos vem da Califórnia para dar adeus

O americano James Boja, ao centro, com a esposa Neli Pádua e o filho Caio Pádua no velório de Pelé - Eder Traskini/UOL
O americano James Boja, ao centro, com a esposa Neli Pádua e o filho Caio Pádua no velório de Pelé Imagem: Eder Traskini/UOL

Do UOL, em Santos (SP)

03/01/2023 04h00

James Boja, de 74 anos, saiu da Califórnia, nos Estados Unidos, para comparecer ao velório de Pelé e dar adeus ao Rei do Futebol de quem se tornou fã ao vê-lo atuar pelo New York Cosmos (EUA).

O que aconteceu

  • James viajou para o Brasil quando Pelé ainda estava internado. O americano é casado com a brasileira Neli Pádua, de 60 anos, que tem um filho chamado Caio Pádua, de 32.
  • Foi a primeira viagem da família após a pandemia do coronavírus. Eles têm costume de vir ao Brasil três vezes ao ano, mas não vinham desde a quarentena após a explosão de casos de covid-19.
  • James se tornou fã de Pelé ao vê-lo no Cosmos. O Rei do Futebol chegou a se aposentar no Santos, mas retornou aos gramados para levar o futebol aos Estados Unidos assinando com o New York Cosmos.
Eu vi Pelé jogar no Cosmos. Não tem ninguém igual. Eu vi Beckenbauer também. Viemos ao Brasil sabendo da doença, torcendo pela recuperação, mas a gente nunca sabe o que pode acontecer, então viemos e estamos aqui hoje para dar adeus", disse à reportagem.

O que está por trás

  • A família veio ao Brasil passar o Ano-Novo, mas a decisão de fazer a primeira viagem já se deu diante da internação e avanço do quadro da doença de Pelé.
  • Eles estiveram também no Hospital Albert Einstein, onde Pelé ficou internado por mais de um mês.
  • James veio durante o dia ao velório, mas não deu adeus ao Rei. O sol forte afugentou o americano de 74 anos, ainda que o segurança do evento tenha dado a opção do filho ficar na fila e trocar com o pai quando chegasse o momento da entrada no estádio. Eles retornaram depois da noite cair.
Curiosidade: Encantado por Pelé, James se tornou também simpatizante do Santos e sempre que está em São Paulo e o Peixe joga, ele comparece.