Topo

Mãe de Pelé comemorou aniversário de 100 anos com homenagem do filho

Pelé com a mãe, Dona Celeste - NY Cosmos/Reprodução
Pelé com a mãe, Dona Celeste Imagem: NY Cosmos/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/12/2022 16h29

Dona Celeste, mãe de Pelé, completou 100 anos no dia 20 de novembro enquanto o mundo se voltava para a estreia da Copa do Mundo do Qatar.

Nas redes sociais, ela recebeu felicitações de diversas personalidades, do Santos e, é claro, do filho —que morreu na quinta, aos 82 anos.

"Hoje, celebramos 100 anos de vida da Dona Celeste. Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe."

Ela teve Pelé na cidade mineira de Três Corações em 23 de outubro de 1940, quando tinha 18 anos.

A família passou boa parte de infância e adolescência em Bauru, no interior de São Paulo. Foi lá que o futuro astro do futebol começou a jogar, influenciado pelo pai, Dondinho. Anos depois, Pelé foi morar em Santos.

Dona Celeste tem sete netos que são filhos do rei do futebol —três de seu casamento com Rosemeri Cholbi (Kelly Cristina, Edinho e Jennifer), dois da união do Assíria Lemos (Celeste e Joshua), além de Flávia Christina, fruto de uma relação extraconjugal. Sandra Regina, filha que conseguiu o reconhecimento de paternidade de Pelé na Justiça, morreu em 2006.

Veja a trajetória de Pelé em fotos