Topo

Jogadores elegem Vini Jr melhor brasileiro de 2022; Scarpa é melhor do País

Vini Jr. foi herói do Real Madrid na última Champions e jogou Copa do Mundo como titular - FIFA via Getty Images
Vini Jr. foi herói do Real Madrid na última Champions e jogou Copa do Mundo como titular Imagem: FIFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/12/2022 04h00

Na opinião de quem joga, Vinícius Jr. foi o melhor jogador brasileiro de 2022 e Gustavo Scarpa foi o melhor do Brasileirão.

  • Vini Jr. recebeu 40% dos votos do Pesquisão do UOL e foi o mais votado. Depois dele aparecem Gustavo Scarpa e Neymar (veja no gráfico mais abaixo).
  • Ele fez 22 gols e deu 16 assistências neste ano. Aos 22 anos, jogou a Copa do Mundo como titular e participou diretamente de cinco dos oito gols marcados pela seleção brasileira.
  • No Real Madrid, Vini Jr. foi decisivo em todas as fases do mata-mata da última Liga dos Campeões: três passes e dois gols, um deles o do título. Também deu assistência no jogo que garantiu o título espanhol e de novo na final da Supercopa Europeia.

O melhor do Brasileirão

Gustavo Scarpa teve 48% da preferência dos boleiros perguntados sobre o melhor do Brasileirão deste ano. Ele ficou acima de Germán Cano, o artilheiro do campeonato, e também de Pedro.

Scarpa teve participação direta em 20 gols do Palmeiras no campeonato (7 marcados e 13 assistências). Isso equivale a 30% de todos os gols marcados pela equipe na campanha do título.

Também foi campeão paulista e da Recopa com o Palmeiras. Foi sua temporada de despedida, aos 28 anos, pois Scarpa agora defende o Nottingham Forest, da Inglaterra.

O que é o Pesquisão do UOL

O Pesquisão 2023 do UOL foi respondido de forma anônima por 26 jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro. As respostas foram computadas até o dia 22 de dezembro.