Topo

O que é progressão da doença oncológica, que acontece com Pelé?

Kely Nascimento e seu pai, Pelé - Instagram
Kely Nascimento e seu pai, Pelé Imagem: Instagram

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

22/12/2022 04h00

O termo foi utilizado no novo boletim médico, que indicou uma piora no quadro clínico de Pelé. Ele trata um câncer de cólon desde o ano passado.

O termo utilizado pelo Hospital Albert Einstein significa que a doença está em crescimento, como explica a Dra. Maria Ignez Braghiroli, médica oncologista e diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC).

Quando a gente faz algum tratamento oncológico e se repete algum exame de imagem, a gente está sempre comparando com os anteriores para saber o que aconteceu nesse período. Por exemplo: foi feito um diagnóstico e tinha um nódulo no pulmão. Aí, eventualmente, depois de dois meses, esse nódulo aumentou. Então houve uma progressão, a doença está em crescimento. Comparando com algum exame anterior, a doença está ativa, crescendo.

Existem várias opções de tratamento para câncer do cólon. Não sei se o que ele está fazendo é uma quimioterapia oral, se é pela veia... Mas independentemente do que ele está fazendo, a doença não está respondendo: não está diminuindo e nem está estabilizada.

  • Progressão da doença oncológica: avanço (piora) da doença durante tratamento. (Instituto Vencer o Câncer)

Pelé vai passar o Natal no hospital, segundo uma de suas filhas publicou mais cedo nas redes sociais. "Nosso Natal em casa foi suspenso. Decidimos com os médicos que, por várias razões, é melhor ficarmos por aqui mesmo", escreveu Kelly Nascimento.

Hoje é o 24º dia de internação do Rei do Futebol no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele deu entrada em 29 de novembro para uma reavaliação do tratamento por quimioterapia. Ele está com 82 anos.

Eram nove dias sem notícias sobre a saúde de Pelé até o boletim médico de ontem —o último havia sido divulgado no dia 12. Na ocasião, dizia que ele se recuperava bem de uma infecção respiratória, mas não tinha previsão de alta.

A íntegra do boletim médico:

Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica.