Topo

Palmeiras

Palmeiras aumenta receitas em R$ 72 milhões com marketing, diz diretor

Palmeiras redecora sede do clube com homenagem ao bi da Libertadores - Divulgação
Palmeiras redecora sede do clube com homenagem ao bi da Libertadores Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/12/2022 04h00

Everaldo Coelho terminou sua primeira temporada como diretor de marketing do Palmeiras com bons resultados, em especial se levado em conta o início turbulento. O dirigente completa um ano na função em fevereiro.

  • O Palmeiras assinou 37 acordos de parcerias, entre pontuais e mais longas, que geraram cerca de R$ 72 milhões aos cofres, de acordo com Coelho.
  • O clube firmou parcerias e ativações com Cimed, Betfair, Pernambucanas, Canon, Mars, Google, Facebook, Panini, Warner, Netflix, Amazon, Sensodyne e Technogym, entre acordos pontuais e longos.
Os resultados serviram para apaziguar algumas controvérsias surgidas quando Coelho assumiu o cargo.

Polêmicas na nomeação de Everaldo Coelho

  • Pelo primeiro ano, desde 2014, o Palmeiras não teve um profissional remunerado à frente do departamento. Everaldo é diretor estatutário não-remunerado.
  • Leila enxugou o número de profissionais alocados no marketing quando tomou posse, o que assustou alguns parceiros do clube.
  • Everaldo fez carreira no mercado financeiro, o que inicialmente gerou desconfianças. Ele tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV e mestrado em Educação e Administração com ênfase em Marketing e Comunicação.

Veja os principais tópicos abordados por Everaldo Coelho em entrevista por email exclusiva para o UOL:

Cumprimento de expectativas e planos futuros

  • "Os resultados ficaram acima das nossas expectativas e metas, mostrando a boa aceitação do mercado à estratégia do clube de buscar grandes parceiros em diferentes segmentos".
  • "Continuaremos com a estratégia adotada em 2022, dando ênfase a três frentes: negócios digitais, conta digital do Palmeiras e programa de responsabilidade institucional Por Um Futuro Mais Verde".

Volta do futsal, vôlei e basquete adulto

  • "Neste momento, não há planos para o retorno da categoria adulto desses esportes. O Departamento de Marketing segue empenhado, contudo, em buscar patrocinadores e captar novos recursos para a base destas e outras modalidades do clube social".

Estrutura do departamento após enxugamento

  • "Não houve enxugamento, mas sim uma reestruturação, o que é algo absolutamente normal no universo empresarial".
  • "Já fizemos um incremento de profissionais durante o ano e, dependendo da implementação de novos projetos, seguiremos avaliando a necessidade de reforçar ou não a nossa equipe de trabalho".

Ações para os dias de jogos

  • "Desenvolvemos ao longo do ano o conceito de visão 360 graus do nosso torcedor. Queremos nos relacionar com ele de forma cada vez mais ampla, entregando uma experiência que vai muito além do jogo de futebol".
  • "Para isso, temos promovido diversas ativações, como a participação de convidados especiais no pré-jogo e a realização de ações exclusivas com sócios Avanti, além do Show de Luzes, que implementamos em parceria com os gestores do Allianz Parque nas partidas noturnas".
  • "Dentro deste desafio de melhorar ainda mais a experiência do torcedor, vamos inovar já no início de 2023, com a instalação do sistema de reconhecimento facial nas catracas da arena".

Crescimento do Avanti

  • "No primeiro dia da gestão da presidente Leila, o Palmeiras contava com cerca de 41 mil sócios-torcedores."
  • Já em agosto de 2022, o clube superou a barreira dos 85 mil adeptos adimplentes pela primeira vez desde 2015".
  • "Com o fim da temporada, houve uma queda natural, em função do longo período sem jogos, mas estamos no caminho certo".
  • "O nosso objetivo é mostrar cada vez mais para o sócio Avanti que o desconto no ingresso é apenas um dos benefícios aos quais ele tem direito. Vamos atrelar cada vez mais vantagens ao programa e, em janeiro, já teremos novidades".

Aprendizado

  • "O que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo é o engajamento do nosso torcedor, bem como a eficácia da gestão do clube, o que nos proporciona conquistas cada vez maiores dentro e fora de campo".

Palmeiras