Topo

Fluminense

Torcedor no Qatar e perto de renovar, Cano tem golfe e chef como aliados

Cano, do Fluminense, comemora gol contra o Goiás pelo Brasileirão; Artilheiro está em alta - Thiago Ribeiro/AGIF
Cano, do Fluminense, comemora gol contra o Goiás pelo Brasileirão; Artilheiro está em alta Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/11/2022 04h00

Os 44 gols de Germán Cano em 2022 não vieram apenas do talento do atacante em se posicionar dentro da área. O trabalho para que esteja sempre no lugar certo e na hora certa vai além do que acontece no campo. É o golfe que ajuda o argentino a encontrar a tranquilidade. Na alimentação e cuidados, encontrou aliados para participar de 70 dos 71 jogos do Fluminense na temporada.

Cano tem um jeito mais discreto. A máquina que mostrou ser na melhor temporada da carreira contrasta com a fala mansa. É no golfe onde ele trabalha a calma, mas tem sobrado pouco tempo para curtir o hobby. Agora que o filho Lorenzo completou quatro anos, o artilheiro vê os compromissos domésticos e profissionais aumentarem.

"Muito pouco, cada dia menos [tempo para jogar golfe]. A gente quando tem um dia de folga até tenta. Mas também tem o Lorenzo, que quer jogar bola toda hora, então tenho que dividir se vou ao golfe ou fico com ele. O golfe também ajuda muito para ficar tranquilo, fazer dentro do campo o melhor. Dar tranquilidade e a pausa para chutar a bola no gol", disse Cano ao UOL Esporte.

O argentino já chegou até a publicar uma foto nas redes sociais com um nome bem conhecido no Fluminense, o compatriota Darío Conca. Cano já disputou em 2017 um torneio amador do circuito da PGA (Professional Golfers Association). Foi neste mesmo ano que ele conseguiu o primeiro "hole in one", expressão usada no esporte para o jogador que acerta o buraco logo em sua tacada inicial.

Cuidados aos 34 anos

A disciplina é o que ajuda a explicar o sucesso de Germán Cano em terras brasileiras. Dos 191 jogos que Vasco e Fluminense disputaram desde 2020, o argentino perdeu apenas 20. Neste ano, só não participou de um. Em 2021, ficou fora de nove das 59 partidas. Em 2020, perdeu 10 das 61.

Muito disso passa pela alimentação. Desde os tempos de Vasco, Cano segue de maneira rigorosa as recomendações fisiológicas e nutricionais, incluindo até um chef particular que contratou para se alimentar de acordo com o cardápio estipulado para ajudar na manutenção da boa forma física.

"O cozinheiro está aí para fazer a alimentação correta em casa. Todos sabem que a alimentação é fundamental para fazer o melhor dentro do campo. O cuidado físico e em casa são fundamentais, por isso estou jogando quase todas as partidas do ano. Só um fiquei fora. O cozinheiro está fazendo um trabalho muito bom, são os caras que a gente não conhece, mas são importantes", afirmou o jogador.

Cano terminou 2022 com 70 jogos e 44 gols marcados, além de sete assistências.

Cano na Copa?

Com o sucesso na temporada, os brasileiros passaram a debater a presença de Cano na Copa do Mundo do Qatar, que começa no próximo domingo (20). Mas o centroavante estará no país apenas como mais um expectador. O jogador do Fluminense vai viajar para acompanhar a Argentina e deve ficar até o momento em que a seleção for eliminada ou chegar à final.

O Fluminense só se reapresenta no dia 2 de janeiro. Cano viaja ao lado da família para aproveitar as férias e torcer pelos compatriotas.

"Tem vários favoritos. Brasil, Argentina, acho que a França está bem. Tem vários que vão brigar pelo título. Vou estar lá com a minha família, assistir aos três primeiros jogos da Argentina. Vai ser muito bonito. Vamos ver como funciona tudo, se passarem de fase a gente fica, espero que sim."

Renovação a caminho?

É inegável o carinho e a identificação criados entre Cano e o Fluminense. Sucessor de Fred, o jogador não sentiu o peso de substituir um dos maiores ídolos da história do clube logo em sua primeira temporada. Agora, o clube quer mais. Com contrato até o final de 2023, Cano já está com tudo acertado para renovar o vínculo por mais tempo.

Essa é, inclusive, uma das prioridades da diretoria, mesmo que ainda tenha alguns meses pela frente. Ao longo da temporada, o argentino já foi assediado por clubes de fora do país e, também por isso, o Flu quer se resguardar. Tudo está encaminhado.

Vale lembrar que a eleição no próximo dia 26 ajuda o processo como um todo a ser um pouco mais demorado. Assim como Cano, o Flu também discute outras renovações, como Fernando Diniz, Paulo Henrique Ganso, David Braz e Manoel. O planejamento, por mais que esteja sendo traçado, passa diretamente pelo resultado do pleito.

Fluminense