Topo

Sara ganha música na Inglaterra e vê Diniz essencial na carreira: 'Um pai'

Gabriel Sara marcou dois gols em 17 partidas pelo Norwich - Joe Giddens - PA Images/PA Images via Getty Images
Gabriel Sara marcou dois gols em 17 partidas pelo Norwich Imagem: Joe Giddens - PA Images/PA Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/11/2022 04h00

O meio-campista Gabriel Sara, de 23 anos, foi vendido ao Norwich pelo São Paulo em julho deste ano, por cerca de 10 milhões de libras (R$ 64 milhões na cotação da ocasião). Quando o jogador se transferiu para a Inglaterra, ele estava se recuperando de uma cirurgia para corrigir o ligamento do tornozelo direito — a lesão ocorreu na partida contra o Jorge Wilstermann, em abril, na fase de grupos da Copa Sul-Americana, e ficou alguns meses no novo clube tentando retomar a melhor forma física.

Após o período de transição, Sara passou a ser utilizado na equipe. Em 23 jogos disputados pelo Norwich na temporada 2022/23, ele atuou em 17, marcou dois gols e deu uma assistência. Suas boas atuações chamaram a atenção da torcida, que compôs uma música para o jogador.

Gab-ri-el... Sara! Número 17, Sara! O melhor que nós já vimos, Sara! E nós o contratamos do Brasil...".

Em entrevista ao UOL Esporte, Sara afirmou que está muito feliz com seu momento na equipe que disputa a segunda divisão do futebol inglês, mas ressaltou que passou por momentos difíceis antes de conseguir se firmar.

"Eu fiquei feliz com a música. Os torcedores daqui [Inglaterra] são bem diferentes dos brasileiros. Eles são mais calmos, até brinco com a minha namorada porque ela fica gritando toda hora e não é o normal deles", afirmou.

"Quando eu cheguei no Norwich foi complicado. Eu estava em transição após a cirurgia [lesão no tornozelo]. Eu senti meu tornozelo falhando, foi um processo difícil. Eu cheguei com grandes expectativas, estava me esforçando ao máximo, mas sentia dificuldade. Eu não joguei muito no Brasil, tive lesões e agora que eu recuperei meu ritmo de jogo voltei a uma melhor fase. Foi difícil, mas eles me deram toda a estrutura que eu precisava aqui", acrescentou.

"Fernando Diniz foi um pai para mim"

Diniz - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
O técnico Fernando Diniz durante treino do São Paulo
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriel Sara fez sua estreia no time principal do São Paulo em 2017, mas só encontrou seu espaço em 2020 — quando atuou em 44 partidas. Foi com o técnico Fernando Diniz que ele viveu seu melhor momento no Tricolor do Morumbi, e até hoje o jogador é grato pelos ensinamentos do atual treinador do Fluminense:

"Eu nem sei o que dizer do [Fernando] Diniz, ele foi um pai para mim. O cara é especial em todos os sentidos: tática e pessoalmente. Ele não desiste de jogador, ele acredita na pessoa que o jogador é. Ele foi essencial para minha carreira, para o meu crescimento. Até quando vim para a Inglaterra, eu estava no aeroporto e ele me ligou para falar sobre isso. Me mostrou ensinamentos que vou levar para a minha vida toda. Se Deus quiser, quero trabalhar junto com ele de novo".

Em setembro de 2020, um vídeo divulgado pelo quadro "Em Foco", da SPFCtv, destacou uma intervenção de Diniz durante um treino em um papo direto com Sara: "A torcida não vai te matar. Rede social não vai fazer nada com você".

O Diniz foi uma das pessoas que mais me ajudou quando comecei a jogar. Estava sendo muito criticado, e ele me falava que era importante filtrar as críticas. Eu trouxe muito amadurecimento dessa época. Uma conversa com o Diniz me impulsionou demais. Geralmente no futebol você vê uma pessoa sendo criticada, mas as pessoas não tentam levantar umas às outras. O Diniz bateu no meu peito, me defendeu. Foi uma mudança para mim. A partir daquele momento comecei a jogar melhor". Gabriel Sara.

Naquele ano, Sara marcou seis gols e deu cinco assistências. Já em 2021, aumentou o número de partidas para 47, marcou 10 gols e deu três assistências.

Retorno para o São Paulo?

sara - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Gabriel Sara comemora gol marcado para o São Paulo contra o Inter
Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Sara permaneceu no São Paulo por mais de nove anos, contando o tempo nas categorias de base do clube em Cotia, e a ligação do atleta com o clube segue forte até hoje. O meio-campista afirma que lê notícias sobre o Tricolor, assiste jogos, e já projeta um retorno.

"Com certeza [penso em defender o São Paulo outra vez]. Às vezes penso no meu futuro voltando para o São Paulo um dia, e minha namorada até brinca falando que tá cedo, que eu só tenho que pensar nisso mais para frente. Um dia eu vou voltar, e vou realizar todos os meus sonhos lá", disse.

Sara atuou em 114 partidas e marcou 17 gols com a camisa tricolor. Ele é a terceira cria de Cotia com mais gols pelo profissional da equipe — atrás de Lucas Moura (33) e Brenner (27).