Topo

Atlético-MG

Atlético-MG busca vaga na Copa Libertadores com Cuca em clima de despedida

Cuca tem contrato com o Atlético-MG até o fim da temporada - Alessandra Torres/AGIF
Cuca tem contrato com o Atlético-MG até o fim da temporada Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

13/11/2022 04h00

Os títulos mostram que Cuca é o maior treinador da história do Atlético-MG: Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e três vezes o Campeonato Mineiro. Apesar do passado vitorioso, a terceira passagem do treinador pelo clube mineiro não foi boa. O Galo não conseguiu brigar pelas primeiras posições do Brasileirão e o aproveitamento é pouco superior a 40%.

Neste domingo, diante do Corinthians, na Neo Química Arena, o Atlético encerra a temporada em clima de despedida. Sem conseguir repetir o sucesso de anos anteriores, Cuca dificilmente terá o contrato renovado e o clima é de despedida. Mas antes de ir embora, o treinador quer deixar o Galo entre os classificados à próxima edição da Libertadores.

A relação que atingiu o ápice no fim do ano passado, após as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, foi desgastada com a saída repentina do treinador, que tinha contrato para 2022 e optou por quebrar o acordo, além da falta de resultados neste retorno à Cidade do Galo. Cuca voltou ao Atlético em julho, com o desafio de levar o time mineiro ao título da Libertadores e manter a briga dentro do G4 do Brasileirão. Mas o Atlético não conseguiu, caiu diante do Palmeiras nas quartas de final do torneio continental, e na competição nacional o Galo passou 17 das 18 rodadas do segundo turno na 7ª posição.

Unanimidade dentro do Atlético em dezembro de 2021, menos de um ano depois Cuca já não tem tanto prestígio. Tanto que restando uma rodada para o término do Brasileiro, o treinador ainda não foi procurado para renovar o contrato para a temporada 2023. Do lado do técnico também existe a dúvida se uma permanência em Belo Horizonte seria a melhor decisão. Apesar de os dois lados manterem o mistério sobre o futuro, internamente o clima já é de despedida.

Mas quando questionado sobre o assunto, Cuca desconversa e garante que a definição vai acontecer somente após o duelo deste domingo, diante do Corinthians.

"Tenho jogo domingo, contra o Corinthians, e isso é o mais importante de tudo. Não é o Cuca quem é mais importante. Temos contrato até dezembro, tem a SAF por vir. Existem muitas coisas para acontecer até o começo do ano que vem. Não temos tempo para fazer outra coisa que não seja pensar no jogo de domingo. É uma decisão, tudo pode acontecer. Pode, como falei, ficar direto na Libertadores, ou não entrar nela. Não podemos perder tempo e concentração com outra coisa", disse Cuca.

Porém, antes de uma possível despedida, Cuca quer levar o Atlético para mais uma Copa Libertadores. Com 55 pontos, o Galo depende apenas de um empate para conquistar um lugar nas fases preliminares do torneio. Uma vitória sobre o Corinthians e um tropeço do Athletico-PR diante do Botafogo vale a vaga restante na fase de grupos. O Alvinegro pode se classificar até mesmo com derrota, desde que conte com tropeços dos concorrentes Botafogo, América-MG e Fortaleza.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X ATLÉTICO-MG

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data e horário: 13 de novembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena (Gil), Robert Renan e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Mateus Vital, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Filipe Almeida.

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Jemerson, Réver e Dodô; Allan, Jair, Zaracho e Nacho Fernández; Keno e Vargas. Técnico: Cuca.

Atlético-MG