Topo

Inglês - 2022/2023

Atacante brilha, Brentford marca nos acréscimos e bate o City no Inglês

Toney comemora seu segundo gol na vitória do Brentford sobre o City, pelo Inglês - Charlotte Tattersall/Getty
Toney comemora seu segundo gol na vitória do Brentford sobre o City, pelo Inglês Imagem: Charlotte Tattersall/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

12/11/2022 11h44

O Manchester City não conseguiu se impor em casa, foi superado no minuto final e perdeu a oportunidade de assumir a liderança provisória do Campeonato Inglês. Na manhã de hoje (12), a equipe comandada por Pep Guardiola foi derrotada pelo Brentford por 2 a 1, pela 14ª rodada da Premier League. Os gols dos visitantes foram marcados por Toney, duas vezes, enquanto Foden descontou.

Apesar da superioridade no papel, o City começou sendo pressionado pelo Brentford e cedeu o primeiro gol aos 16 minutos. O empate veio nos acréscimos da primeira etapa com um golaço da joia inglesa após cobrança de escanteio. No entanto, aos 53 minutos da etapa final, o time visitante teve um contra-ataque fulminante e Toney deu números finais ao duelo.

Com o resultado, o Manchester City estacionou nos 32 pontos e está a dois de distância para o Arsenal, que ainda joga nesta tarde e pode ampliar a vantagem na tabela. O Brentford, por sua vez, está em 11º, com 19 pontos somados.

O confronto teve o artilheiro Haaland apagado e foi a última partida das equipes antes da parada para a Copa do Mundo. Agora, ambas retornam a campo apenas no final de dezembro, após a definição do torneio mundial.

O jogo

Os visitantes iniciaram o duelo surpreendendo o City e conseguiram inaugurar cedo o placar. A jogada do gol começou com uma cobrança de falta do goleiro Raya no campo de defesa. A bola sobrevoou o campo, foi desviada de cabeça por Mee e encontrou Toney livre na pequena área, que mandou para dentro da rede.

Em desvantagem no marcador, o City passou a controlar mais as ações do jogo e tentava de diversas formas encontrar espaços entre as linhas do adversário, que se defendia valentemente. A falta de sucesso da equipe na construção das jogadas irritava Pep Guardiola na linha lateral.

Aos 28', Bernardo Silva foi derrubado perto da área e o time da casa pediu pênalti. Com o auxílio do VAR, o árbitro assinalou apenas falta, a poucos centímetros da linha.

No entanto, apesar dos esforços para se segurar, o Brentford acabou sendo vazado aos 46 minutos do primeiro tempo. Kevin de Bruyne cobrou escanteio e Phil Foden aproveitou um desvio na bola para pegar de primeira e fuzilar o gol.

A partida voltou do intervalo com alta intensidade e em aberto. Ambas as equipes criaram oportunidades na etapa complementar, mas não conseguiam reencontrar o caminho do gol até a reta final dos dez minutos de acréscimos.

O City teve muito mais volume que o Brentford e pressionou até o fim, mas foi punido com um contra-ataque mortal. Aos 53 minutos, Wissa escapou do campo de defesa e, com os visitantes em superioridade numérica, fez a bola chegou em Toney, que não perdoou e marcou o seu segundo gol na partida.

O Brentford ainda teve outra oportunidade para aumentar o placar e selar o resultado, mas de Bruyne salvou no último minuto. A equipe conquistou sua quarta vitória no torneio e aplicou a segunda derrota no City