Topo

Brasileirão - 2022

Santos fora da Libertadores e São Paulo não depende de si; veja as chances

Luan, do Santos, em jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão -  Thiago Ribeiro/AGIF
Luan, do Santos, em jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

10/11/2022 22h00

A uma rodada do fim do Campeonato Brasileiro, o São Paulo ficou mais longe de uma vaga na Libertadores da América em 2023. Já o Santos eliminou qualquer chance e vai para a Sul-Americana.

O São Paulo perdeu para o Internacional ontem (9), no Morumbi, e caiu para a 11ª colocação, com 51 pontos, e agora a dois do Botafogo, que venceu o Santos hoje (10) e pulou para oitavo, com 53.

O Tricolor não depende mais de si mesmo. O time de Rogério Ceni precisa vencer o Goiás na 38ª rodada e torcer por tropeços do Botafogo contra o Athletico na Arena da Baixada, do América sobre o Atlético-GO no Independência e do Fortaleza diante do Santos na Vila Belmiro.

Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo estão garantidos na Libertadores. Athletico, Atlético-MG e Botafogo brigam pelo sexto e último lugar na fase de grupos.

O sétimo e oitavo lugares, ocupados por Atlético-MG e Botafogo atualmente, dão vagas na Pré-Libertadores. O Atlético-MG visita o Corinthians na última rodada e também depende de si para voltar à competição continental.

Veja todos os cenários abaixo:

No sexto lugar, com 55 pontos, o Athletico recebe o Botafogo na Arena da Baixada. Se vencer, o Furacão garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Se empatar, garante Pré-Libertadores. Se perder, terá que torcer contra seus concorrentes. O Botafogo, oitavo lugar com 53 pontos, pode ir à fase de grupos se vencer o Athletico. Se empatar ou perder, torcerá contra os adversários.

O Atlético-MG, sétimo lugar com 55 pontos, visita o Corinthians e precisa de um empate para garantir a Pré-Libertadores e não depender de outros resultados. Se fizer três pontos, pode ir à fase de grupos. Se perder, corre risco de ir para a Sul-Americana.

O América-MG, nono lugar com 52 pontos, depende de si mesmo por causa do confronto direto entre Athletico e Botafogo. O time de Vagner Mancini precisa vencer o Atlético-GO em casa para ir à Libertadores.

O Fortaleza, 10º colocado com 52 pontos, não depende de si. A equipe de Vojvoda precisa vencer o Santos na Vila Belmiro e torcer por tropeço do América-MG ou por derrota do Atlético-MG. Como o Botafogo visita o Athletico, qualquer que seja o resultado, um dos dois ficaria atrás do Fortaleza caso vença.

O São Paulo, 11º colocado com 51 pontos, é o último da fila. O Tricolor de Ceni tem que ganhar do Goiás na Serrinha e ligar o secador contra Fortaleza e América-MG, que não podem vencer seus jogos na rodada final, e Botafogo, que precisa perder.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, Fortaleza e América-MG não têm mais chances de conseguir uma vaga para a fase de grupos da Libertadores. O erro foi corrigido.