Topo

Pia projeta jogo contra o Canadá e exalta Pelé após presente: 'Fez meu dia'

Pia, técnica da Seleção Brasileira feminina, recebe presente do Santos - Thais Magalhães/CBF
Pia, técnica da Seleção Brasileira feminina, recebe presente do Santos Imagem: Thais Magalhães/CBF
Carolina Alberti e Gabriela Brino

em colaboração para UOL, em São Paulo e Santos (SP)

10/11/2022 22h21

Pia Sundhage, técnica da seleção brasileira feminina, projetou o jogo amistoso com o Canadá, que ocorrerá amanhã (11), às 15h15, na Vila Belmiro. Apesar do sabor de vingança, a treinadora confessa que está ansiosa para aprender mais com a partida.

Além disso, comentou sobre as grandes mudanças que fará na seleção para tentar dominar as canadenses. Entre elas, Pia apostará em desafiar a última linha.

"Eu diria que todo jogo tem significado e todo jogo é um professor. Foi um empate e nós na verdade perdemos nos pênaltis, agora nos temos um sentimento de vingança, mas essa é uma parte pequena. E há muitas outras quando vamos para as questões táticas, e as novas jogadoras tentarem desafiar a última linha é um desafio. E todo jogo é uma preparação para o Mundial e nós aprenderemos muitas coisas nos dois jogos contra o Canadá", disse.

Vale lembrar que o Canadá foi a seleção que eliminou o Brasil nas quartas de final das Olímpiadas de Tóquio. E apesar de querer a vitória, Pia confessa que está mais preocupada em tirar lições desse amistoso para aprimorar seu trabalho na seleção.

"Para mudar história é jogar melhor, aprimorar o jogo. Mas não estou preocupada com o resultado. Um bom resultado nos dá confiança, ajuda no ranking, mas se não for um bom resultado, nós sempre acharemos coisas boas no jogos. Analisar é uma coisa, quando temos sucesso ou não, outra coisa é treinar, porque vemos o que devemos enfatizar no time. Temos uma boa ideia, após três anos de trabalho, do que as jogadoras brasileiras precisam", explica.

Fã assumida de Pelé, a treinadora foi surpreendida com um presente do Santos: uma camisa do Rei. Animada com a oportunidade de fazer um jogo na Vila Belmiro, Pia convocou a torcida para comparecer no estádio e contou suas memórias com Pelé.

"Vir para esse lugar histórico e ter essa camisa, isso fez o meu dia. É muito especial e eu realmente espero que amanhã nós possamos compartilhar esse momento com muitas pessoas. Venham assistir, porque será um bom jogo e em um lugar histórico", disse.

"Tenho uma história, a primeira vez que ouvi sobre o Pelé foi quando era criança e soube sobre a Copa do Mundo de 1958 na Suécia. Vi aquelas fotos e percebei o quão grande eram aqueles jogadores. Nesse meio tempo, eu ganhei um cachorro e coloquei o nome dele de Cruijff Pelé Beckenbauer. Para mim, Pelé significa muito, e uma das razões me remete quando recebi a proposta para ser técnica da seleção brasileira, eu apenas disse 'sim', porque Pelé significa o Brasil. Claro que eu pensei na Marta também", relembra Pia.

Os ingressos para a partida estão disponíveis virtualmente e, amanhã, também estarão sendo comercializados na bilheteria do estádio. A inteira está a R$ 20, enquanto a meia, a R$ 10.