Topo

Brasileirão - 2022

Atlético vive fim de ano frustrante com mais dúvidas que certezas para 2023

Cuca não tem permanência garantida no Atlético-MG em 2023 - VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Cuca não tem permanência garantida no Atlético-MG em 2023 Imagem: VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

10/11/2022 04h00

O Atlético-MG vai entrar em campo somente mais duas vezes em 2022, mas ainda tem muitas dúvidas para 2023. Sem saber qual competição internacional vai disputar na próxima temporada, Libertadores ou Sul-Americana, o Galo tem uma série de indefinições sobre o futuro do time. A principal delas é sobre o técnico. Cuca vai ficar ou um novo profissional será contratado? Rodrigo Caetano fica ou vai para o Grêmio? O elenco sofrerá uma grande reformulação ou apenas alguns ajustes? E o futebol será comandado pela diretoria atual ou a SAF atleticana já vai entrar em ação?

Perguntas que estão sem resposta dentro da Cidade do Galo e que incomodam bastante os torcedores, que não sabem o que esperar da próxima temporada do Alvinegro. Campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, o Atlético sofreu com a saída de Cuca, em dezembro do ano passado. O time desandou e, apesar dos títulos no primeiro semestre, a temporada é tratada como frustrante.

O UOL Esporte foi em busca das respostas para as questões acima, mas ainda não tem nada definido. Tudo vai ficar para a semana que vem, depois do encerramento do Campeonato Brasileiro. Inclusive, os resultados nas duas partidas finais da temporada vão pesar bastante nas decisões que serão tomadas nos próximos dias. Nesta quinta-feira (10) o Galo recebe o Cuiabá, no Mineirão, pela 37ª rodada, para seguir em busca de um lugar na próxima Libertadores.

Cuca fica 2023?

Quando deixou o Atlético no fim do ano passado, o treinador estava em alta e até esteve cotado como possível substituto de Tite na seleção brasileira. Mas menos de um ano depois a situação mudou bastante. Cuca retornou à Cidade do Galo como uma espécie de 'salvador da pátria', para tentar salvar o 2022 alvinegro. Não deu certo. São apenas cinco vitórias em 18 jogos, entre Brasileiro e Libertadores, e aproveitamento inferior a 40%.

Então incontestável após os títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, Cuca já não é unanimidade dentro da Cidade do Galo. Com vínculo até o fim de novembro, o treinador tem seus defensores dentro da diretoria, mas também tem quem vota por uma troca no comando técnico. Porém, como o retorno não foi o esperado, Cuca dificilmente seguirá no Galo em 2023. Vitórias sobre Cuiabá e Corinthians e uma eventual vaga na fase de grupos da Libertadores podem pesar a favor do treinador, que hoje não tem situação favorável dentro da Cidade do Galo.

Rodrigo Caetano vai sair?

O diretor do Atlético é o nome favorito de Alberto Guerra, candidato à presidência do Grêmio, para assumir o futebol tricolor em 2023. Guerra disse em entrevista à GZH que só não acertou com Caetano por ainda não ser presidente do Grêmio.

A declaração do candidato gremista gerou surpresa entre os dirigentes do Atlético-MG. Em julho, Rodrigo Caetano renovou com o clube mineiro até de 2026 e, por enquanto, a direção atleticana não pensa na troca do executivo de futebol.

Elenco será reformulado?

Esse é um assunto quente dentro do Atlético, já que há correntes dentro do clube que desejam uma reformulação no elenco. O próprio técnico Cuca, que não tem a permanência garantida, só ficará na Cidade do Galo se tiver a chance de remontar o grupo de jogadores. Por outro lado, o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, defende a manutenção do elenco e aposta em contratações pontuais para 2023.

Independentemente do caminho que seguir, seja reformulação ou apenas ajustes, uma coisa a diretoria do Atlético já definiu: jogadores que foram importantes nos títulos de 2021 não vão seguir na Cidade do Galo. O clube vai liberar alguns atletas para abrir espaço para grandes reforços, já que no ano que vem tem a inauguração da Arena MRV e a meta é ter um time capaz de brigar pelos grandes títulos.

O Atlético vai se tornar SAF?

A resposta é sim. Mas certamente não será em 2022. Embora já tenha conversas adiantadas com investidores que demonstraram interesse, o Atlético depende do Conselho Deliberativo para mudar o estatuto do clube e permitir que o clube se torne uma SAF. Mas a pauta não será colocada em votação no encontro do próximo dia 30, quando os conselheiros vão avaliar o orçamento do clube para 2023.

Portanto, como uma mudança na gestão do clube só vai acontecer nos primeiros meses do ano que vem, a montagem do elenco e a escolha do treinador da próxima temporada ainda será de responsabilidade da atual gestão, encabeçada pelo presidente Sérgio Coelho e com o suporte dos 4Rs (Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador).

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG x CUIABÁ

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 10 de novembro de 2022, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA/RJ)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Michael Correia (RJ)
VAR: Wagner Reway (PB)

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Jemerson, Réver e Dodô; Otávio, Jair, Zaracho e Nacho; Keno e Vargas. Técnico: Cuca.

CUIABÁ: Walter; Joaquim, Paulão, Alan Empereur e Igor Cariús; Marcão, Camilo e Rafael Gava; Jonathan Cafu, André Luís e Deyverson. Técnico: Bruno Lazaroni.