Topo

Flamengo empata com Juventude com gol aos 45 de garoto de 19 anos

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/11/2022 23h24

Com um time repleto de meninos, o Flamengo empatou com o Juventude por 2 a 2, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), com um gol aos 45 minutos do segundo tempo marcado por Werton, "garoto do Ninho" de apenas 19 anos que entrou no segundo tempo. Este foi o primeiro tento do jovem como profissional.

O Juventude, por sua vez, amargou seu 18º jogo consecutivo sem vitória e, com 24 pontos, já está não só rebaixado como também garantido na lanterna da competição.

O Fla abriu o placar logo aos 50 segundos de jogo com o lateral-direito Matheuzinho, que atuou improvisado como atacante em uma aposta do técnico Dorival Júnior, mas o Juventude chegou à virada ainda no primeiro tempo com Paulo Henrique e Jadson. Na etapa final, Werton deixou tudo igual novamente com um chute cruzado, aos 45, onde a bola ainda bateu na trave esquerda antes de entrar.

No fim de semana as duas equipes farão seus últimos jogos da temporada com a rodada derradeira do Campeonato Brasileiro. O Juventude visita o também rebaixado Ceará, em Fortaleza (CE), no domingo (13), e o Flamengo recebe o outro que caiu, Avaí, no Maracanã (RJ), no sábado (12), em jogo que marcará as despedidas do goleiro Diego Alves e do meia Diego Ribas.

LIVE - pós-jogo da rodada 37 do Brasileirão

Matheuzinho dá conta do recado como atacante

Improvisado como atacante, o lateral-direito Matheuzinho deu conta do recado na posição, embora em alguns momentos se sentisse um pouco perdido com o novo posicionamento. O jogador, no entanto, fez até gol como um típico centroavante e quebrou bem o galho no setor.

Quem foi bem - Paulo Henrique faz gol e dá assistência

O lateral-direito do Juventude estava inspirado e, além de fazer um gol onde deu uma grande arrancada desde o meio de campo, também deu a assistência para o gol de Jadson.

Quem foi mal - Pablo lento

O zagueiro do Flamengo demonstrou lentidão no gol de Paulo Henrique, não conseguindo alcançar o lateral-direito do Juventude. O físico também não ajudou em outros momentos.

Atuação do Juventude

Conhecido por seu estilo de futebol mais reativo, o técnico Celso Roth surpreendeu com uma postura de embate do Juventude contra o Flamengo. O time não procurou apenas se defender e foi ao ataque, realizando um jogo franco com o Rubro-Negro, explorando a velocidade pelas laterais.

Atuação do Flamengo

As escalações improvisadas do técnico Dorival Júnior após o título da Libertadores parecem não estar surtindo muito efeito no Flamengo. O time novamente demonstrou dificuldades de entrosamento e cedeu muitos espaços no sistema defensivo.

Gol relâmpago de Matheuzinho

O Flamengo precisou de apenas 50 segundos de jogo para abrir o placar no Alfredo Jaconi. Após cruzamento de Rodinei, Everton Cebolinha escorou de cabeça com precisão e encontrou Matheuzinho, que como um típico centroavante, testou para o fundo do gol.

Paulo Henrique empata para o Juventude

O Juventude chegou ao empate aos 35 minutos do primeiro tempo, quando Paulo Henrique recebeu lançamento em profundidade, ganhou na corrida de Pablo e carregou a bola até a grande área, quando chutou forte e cruzado no fundo do gol de Hugo.

Defesaça de Hugo!

O Juventude quase virou o placar aos 40, quando Chico Kim bateu falta com perfeição e o goleiro Hugo se esticou todo para fazer uma defesa no ângulo esquerdo.

A virada do Juventude!

Inspirado, Paulo Henrique foi à linha de fundo aos 42 minutos e cruzou no primeiro pau. Jadson acreditou na jogada, ganhou na cabeça e escorou encobrindo o gigante goleiro Hugo fazendo a virada para o Juventude.

No travessão!

Aos 9 minutos do segundo tempo, Chico Kim recebeu na entrada da área e chutou forte e cruzado, com a bola batendo no travessão do goleiro Hugo. Quase o Juventude amplia!

Garoto do Ninho empata aos 45

Com muitos já achavam que o jogo estava resolvido, o menino Werton recebeu na área, girou chutando, a bola bateu na trave e entrou no fundo da rede de Cesar, fazendo o gol de empate para o Flamengo. Foi o primeiro gol do "garoto do Ninho", de apenas 19 anos, como profissional.

'Fica, Rodinei!'

Como de costume nos últimos jogos do Flamengo, a torcida rubro-negra voltou a entoar o grito de "fica, Rodinei!" em alusão ao lateral-direito que terá seu atual contrato encerrado ao fim da temporada. A princípio, o jogador deseja respirar novos ares após seis anos de clube, mas seu futuro ainda não está resolvido.

No jogo desta noite no estádio Alfredo Jaconi, havia um sósia do lateral na arquibancada e também um torcedor com o cartaz "Rodinei é melhor que Daniel Alves", numa provocação ao técnico da seleção brasileira, Tite, que convocou o experiente atleta para a Copa do Mundo do Qatar.

Estrelas sequer são relacionadas

O técnico Dorival Júnior sequer relacionou as principais estrelas do elenco do Flamengo. Permaneceram no Rio de Janeiro treinando Gabigol, Everton Ribeiro, Pedro, David Luiz, entre outros. O meia Arrascaeta foi liberado e já está fazendo a preparação para a Copa do Mundo com a seleção uruguaia.

Fim de semana de despedida e mais comemoração

O fim de semana promete mais emoções para os torcedores do Flamengo. No sábado (12), na última rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe enfrenta o Avaí no Maracanã (RJ) e o jogo marcará as despedidas do goleiro Diego Alves e do meia Diego Ribas do clube. Já no domingo (13) o elenco sairá em trio elétrico no Centro do Rio de Janeiro para comemorar os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil.

A chegada do Juventude

A chegada do Flamengo

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE 2 x 2 FLAMENGO

Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Hora: 21h30
Competição: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA/GO) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Jadson, Capixaba, Vitor Mendes, Jean Irmer, Chico Kim (JUV); João Gomes, Ayrton Lucas, Mateusão (FLA)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Matheuzinho, aos 50 segundos do primeiro tempo (FLA); Paulo Henrique, aos 35 minutos do primeiro tempo (JUV); Jadson, aos 42 minutos do primeiro tempo (JUV); Werton, aos 45 minutos do segundo tempo (FLA)

Juventude: Cesar; Paulo Henrique, Thalisson Kelven, Vitor Mendes e Dudu (Rodrigo Soares); Jean Irmer (Pará), Yuri, Jadson e Chico Kim; Capixaba (Ruan) e Felipe Pires (Rafinha). Técnico: Celso Roth.

Flamengo: Hugo; Rodinei (Varela), Fabrício Bruno, Pablo (capitão) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, João Gomes e Victor Hugo (Mateusão); Matheuzinho (Kayke David), Everton Cebolinha e Matheus França (Werton). Técnico: Dorival Júnior.