Topo

Surpresa só para o Neymar: o que explica Martinelli convocado para a Copa?

Do UOL, em São Paulo

09/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Repercutiu mundo afora a reação de surpresa que Neymar teve quando ouviu o nome do atacante Gabriel Martinelli convocado para a Copa do Mundo do Qatar. A expressão espontânea do camisa 10 da seleção brasileira chamou atenção num daqueles vídeos tradicionais com a família dos jogadores: Neymar quase não esboçou reação com seu próprio nome dito por Tite, mas arregalou os olhos diante da convocação do jogador do Arsenal, surpresa na lista de 26 do Mundial anunciada na segunda-feira (7).

Gabriel Martinelli foi convocado só duas vezes para a seleção brasileira e entrou em campo três vezes, contra Chile, Bolívia e Japão. Em todas saiu do banco de reservas para jogar no segundo tempo, num total de 91 minutos em campo com a Amarelinha. Apesar do número pequeno de jogos, a convocação para a Copa do Mundo é surpresa para Neymar e muitos torcedores, mas não para a comissão técnica da seleção.

No Arsenal desde julho de 2019, Gabriel Martinelli recebeu a primeira convocação em março deste ano para uma rodada dupla das Eliminatórias da Copa do Mundo. Tite só decidiu observar o atacante de perto depois que mandou o auxiliar técnico Matheus Bachi e o analista de desempenho Thomaz Araújo para a Inglaterra. Ambos acompanharam jogos e treinamentos do jovem jogador e ainda tiveram uma conversa com Mikel Arteta, treinador do time inglês e admirador do brasileiro.

Tite também assistiu pela TV aos dois jogos das semifinais da Copa da Liga Inglesa entre Arsenal e Liverpool, em janeiro. Gabriel Martinelli foi titular nas duas ocasiões e mesmo com a eliminação de seu time chamou atenção pelo comportamento em campo e convenceu o técnico.

Martinelli tem atuado no Arsenal como ponta pelo lado esquerdo mesmo sendo destro. O que animou a comissão técnica em seu desempenho foi o que chamam nos bastidores de "busca pelo gol": um misto de participação em gols e assistências e capacidade de segurar a posse de bola para melhorar o volume ofensivo de seu time.

Martinelli - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Gabriel Martinelli em ação pela seleção brasileira contra a Bolívia, em março
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Para Tite, ele também é exemplo de algo que tem sido repetido muito nos últimos meses, sobre não frear a ascensão de novos jogadores que pudessem aparecer. O treinador sempre repetiu que a lista estava aberta, gostou do que viu em Gabriel Martinelli em poucos treinos e jogos e se convenceu de que era a melhor escolha em vez de nomes como Roberto Firmino ou Gabigol.

Função do Gabriel Martinelli é de externo, ponta, agressivo. Ele tem sido um dos destaques do Arsenal na primeira colocação da Premier League. Um jogador do lance individual, de transições em velocidade e que esteve conosco. Foram duas convocações e vem mantendo em alto nível."
Tite, sobre a convocação de Gabriel Martinelli

Gabriel Martinelli e os outros 25 convocados se apresentam na cidade italiana de Turim na próxima segunda-feira (14) para uma série de treinos de preparação para a Copa. O elenco viaja para Doha no dia 19 e estreia no Mundial no dia 24, às 16h (de Brasília), contra a Sérvia.

Veja a reação de Neymar:

Confira a repercussão ao 'choque' de Neymar: