Topo

Juca, Casão e Milly detonam convocação de Daniel Alves: 'É um insulto'

Do UOL, em São Paulo

07/11/2022 13h23Atualizada em 07/11/2022 18h52

Classificação e Jogos

O técnico Tite anunciou, na tarde de hoje, a lista dos 26 jogadores convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022.

Entre as novidades está o nome do lateral Daniel Alves, que era dúvida por não estar jogando com regularidade no Pumas. Por outro lado, os atacantes Gabigol e Firmino ficaram de fora.

Em live ocorrida hoje no UOL Esporte, os colunistas Juca Kfouri, Milly Lacombe e Walter Casagrande Jr avaliaram a convocação de Tite e detonaram o fato de Dani Alves estar na lista.

"É um absurdo, estou revoltado. Acho que realmente o Daniel Alves é testemunha de um crime hediondo cometido nas quatro paredes da CBF. Não há o que justifique a ida dele. Discordo do Martinelli — embora seja bom jogador —, mas não morrerei por isso. O Daniel Alves é algo que me revolta, é um atestado de injustiça com outros laterais. Sei lá se ele toca bem bumbo ou se é testemunha do crime hediondo...", iniciou Juca.

"É um insulto a convocação do Daniel Alves. O Brasil começa a perder a Copa nesta convocação", prosseguiu Milly.

Casagrande também não gostou da escolha de Tite. "Foi uma grande falta de respeito com a torcida brasileira, não só com os laterais brasileiros que jogam mundo afora. O cara não está jogando, só tem um time. Este foi o acordo, Juca: 'se registra em um time aí que te levo, não importa se está jogando'. Isso é sujeira, é falta de respeito com quem está trabalhando todo dia e sendo campeão brasileiro como o Marcos Rocha. [É falta de respeito] com jogadores que estão jogando em outros lugares, com caras que estão treinando todos os dias e jogam todas as rodadas."

"Lista desequilibrada"

Para RMP, a convocação de Tite é "desequilibrada". Ele justificou seu posicionamento pelo fato de o treinador chamar nove atacantes e apenas dois meias.

"Para um treinador que fala tanto em equilíbrio, é uma das listas mais desequilibradas que já vi na história da seleção. Ele convocou nove atacantes e tem só dois armadores, que nem são tão armadores assim. Claro, ele tem o Neymar, que pode recuar e fazer a função. Nove atacantes? Ele tem três jogadores pela direita: Rodrygo, Antony e Raphinha, e dois pela esquerda: Martinelli e Vinicius Júnior, sendo que outros jogam pela esquerda. Ele tem um bando de centroavantes. Foi uma convocação altamente desequilibrada", disse.

Tite se incomoda com repórter

A postura do técnico Tite durante uma resposta na coletiva foi vista por Milly Lacombe como "extremamente deselegante". Para a jornalista, o treinador, incomodado com a pergunta de uma repórter sobre a repercussão no Twitter diante da convocação de Daniel Alves, emitiu uma frase "que carrega machismo".

"O Tite foi extremamente deselegante com a pergunta de uma repórter que insistiu no assunto Daniel Alves —e que ela estava correta em insistir porque é a polêmica. Ele falou assim: 'faça uma pergunta que é sua'. Isso carrega um machismo dentro de um ambiente altamente masculinizado e cheio de homens", disse ela.

Faltou Scarpa?

A convocação deixou de fora nomes pedidos por alguns torcedores. Um deles foi o do meia Gustavo Scarpa, do Palmeiras. Para RMP, o jogador poderia ser lembrado.

"[Gostaria que estivesse] Gustavo Scarpa. Essa seleção tem poucos armadores e ele está em um momento espetacular. Está jogando uma bola absurda. Nem o Éverton Ribeiro e o próprio Paquetá são tão armadores como ele é. Ele é aquele jogador à moda antiga: arma, chuta, bate falta... ele faz tudo. Eu diria que faltou o Gustavo Scarpa", disse o colunista.

A lista de convocados é a seguinte:

  • Goleiros: Alisson, Ederson e Weverton
  • Laterais: Danilo, Daniel Alves, Alex Sandro e Alex Telles
  • Zagueiros: Marquinhos, Thiago Silva, Éder Militão e Bremer
  • Meio-campistas: Casemiro, Fabinho, Bruno Guimarães, Fred, Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá
  • Atacantes: Neymar, Rodrygo, Vinicius Júnior, Antony, Raphinha, Richarlison, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli e Pedro

Veja a íntegra da live