Topo

O que eles pensam do Brasil? Jornalistas estrangeiros avaliam convocação

Tite, técnico da seleção brasileira, após a convocação para a Copa do Mundo do Qatar - Thiago Ribeiro/AGIF
Tite, técnico da seleção brasileira, após a convocação para a Copa do Mundo do Qatar Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Thiago Arantes

Colaboração para o UOL, de Barcelona

07/11/2022 17h08

Classificação e Jogos

A convocação da seleção brasileira para uma Copa do Mundo mexe com todo o planeta. Prova disso é que, poucos minutos depois da lista de 26 nomes ser anunciada por Tite, meios de comunicação do mundo inteiro davam destaque aos escolhidos do treinador para o Mundial do Qatar.

A pedido do UOL Esporte, especialistas de países que estarão na Copa do Mundo avaliaram a convocação da seleção brasileira, falando sobre as principais ausências, as surpresas, os pontos fortes e pontos fracos da lista. Entre todos deles, uma opinião se destaca: o Brasil chega muito forte na busca pelo sexto título mundial.

Samindra Kunti (Bélgica), World Soccer

É um elenco muito balanceado, e com um ataque incrível. Os 12 jogadores da Premier League mostram um pouco o tamanho desta liga no futebol mundial. Na frente, Tite tem um "problema bom" e terá algumas escolhas difíceis para fazer. Martinelli está em ótima fase e TIte nunca conseguiu tirar o melhor de Firmino, então acho uma escolha justa.

A inclusão de Daniel Alves talvez seja uma escolha polêmica. Com 39 anos, ele será o jogador mais velho a defender o Brasil em uma Copa do Mundo, depois do Djalma Santos em 1966. É interessante o Tite não precisar que ele seja um lateral ofensivo, porque o Brasil tem ótimos pontas. Então ele deve ser usado pela experiência e pelas qualidades de armador. O fato de ser a maior polêmica mostra como as coisas estão calmas no Brasil.

É difícil não reparar nos 9 atacantes da lista. Que qualidade! O resto mundo está com inveja, Imagine a quantidade de mudanças e de possibilidades em campo. O Brasil pode jogar num 2-3-5 quando tem a bola, e isso mete medo. Dos 9 atacantes, sete são estreantes, mas isso não deve ser problema. Além disso, eles tiram o peso dos ombros do Neymar.

Hugo Guillemet (França), L´Équipe

Acho que a lista é consistente. Não há surpresas, mas isso é normal porque Tite pôde chamar 26 jogadores. O principal problema está nas laterais: ninguém realmente se impõe entre Alex Sandro ou Alex Telles. Mas, acima de tudo, temos que falar de Dani Alves: ele deve estar na lista porque é amigo do Neymar e porque toca bem os instrumentos do samba. Se o Danilo se machucar, Militão vai jogar na direita.

O ponto forte da convocação é no setor ofensivo: Paquetá e Neymar dão os passes, os pontas como Raphinha, Vinicius, Antony… com atacantes como Richarlison e Jesus, o time fica muito completo, muito rico. A dupla de zagueiros entre Thiago Silva e Marquinhos também é muito complementar, com um bom goleiro e um volante muito importante em Casemiro. É uma seleção sólida, equilibrada. E é favorita ao título da Copa!

Richard Martin (Inglaterra), Reuters

É incrível ainda ver Daniel Alves numa lista assim, mesmo aos 39 anos e jogando em uma liga menos competitiva, como a do México. Mas, em geral, é uma lista de jogadores experientes e cheia de jogadores que já venceram a Champions League (são 9) e muitos títulos de ligas importantes. É uma seleção com pedigree para ganhar a Copa do Mundo.

Eu gosto muito do ataque. Quase todos os jogadores (talvez menos o Paquetá) estão em ótima forma, e podem mudar o rumo de uma partida. Há ainda atacantes mais trabalhadores, como Gabriel Jesus e Richarlison, o que é muito bom para o time.

Para mim, a fraqueza é no meio-campo. Fabinho está fora de fora há um tempo, e Fred é muito inconstante; vejo pouca criatividade neste meio-campo. Também acho que a idade do time preocupa: Alves tem 39 anos, Thiago Silva tem 38, mas acho que eles compensam isso com a experiência e a liderança.

Toni Padilla (Espanha), Revista Panenka

A grande força do Brasil, é claro, é o ataque. É um luxo poder levar 9 atacantes e ainda deixar fora o Gabigol ou o Firmino. Há muita qualidade individual e coletiva, e é muito difícil parar essa equipe. Só esse ataque já faz do Brasil um favorito ao título.

Um problema para mim é que os laterais são fracos: Danilo e Dani Alves por um lado, Telles e Alex Sandro do outro. Nenhum deles está em altíssimo nível. Se os pontas não ajudarem na marcação, o Brasil pode ter problemas contra equipes que ataquem muito pelos lados.

Na lista final, o nome que faz falta é Gabigol. Acho que ele poderia ter ido, no lugar de Pedro ou de Martinelli. É um atacante especial, e que já está entrosado com Everton Ribeiro. Sobre a convocação de Dani Alves eu também tenho minhas dúvidas, mas não havia outro lateral para chamar.

Eric Frosio (França), France Football

Não faltou ninguém. A ausência poderia ser o Coutinho, mas ele se machucou esta semana. Fora ele, poderíamos falar do Gabigol, que é o queridinho da torcida do Flamengo, mas ele acabou preferindo outros jogadores.

O ponto fraco são os laterais. Tanto que Tite teve que chamar o Dani Alves para fazer a reserva do Danilo, mesmo com 39 anos e sem jogar. O Ponto forte é o ataque: são 9 jogadores ofensivos, começando pelo Neymar, e uma turma fantástica, com Raphinha, Vini Jr, Antony… Não vão faltar opções para o Tite.

Alain Valnegri (Suíça), Movistar

Eu fico surpreso por não ver o Firmino na lista. Ele voltou a jogar bem e é um 9 diferente, com muitas características diferentes. Na defesa, a surpresa é ver o Bremer convocado, porque ele chegou a falar que jogaria pela seleção da Itália.

Eu gosto do equilíbrio, com pelo menos dois jogadores por posição. A quantidade e qualidade dos atacantes ofensivos, especialmente os pontas, também é impressionante. Também temos que destacar a boa mistura entre jovens e jogadores mais experientes.

Como pontos fracos, acho que falta um camisa 9 mais físico. Pedro não é esse jogador, e em alguns jogos talvez seja necessário um perfil mais forte. Os laterais também não o que já foram no passado: Alex Sandro sofre na Juventus; Telles não é titular no Sevilla; Alves tem 39 anos; e Danilo não joga seguidamente como lateral e também ataca pouco.

Jose Barroso (França), L´Équipe

Firmino pode fazer falta. A lista tem muitos jogadores que atuam como falso 9, mas falta um perfil como o dele. Uma consequência disso pode ser que Neymar tenha mais responsabilidades.

Além disso, Thiago Silva e Marquinhos jogam muito com defesa de três zagueiros nesta temporada. Isso pode ser um pequeno problema. Mas, a parte essas duas coisas, é uma convocação muito completa (até mesmo os goleiros), com uma base sólida e muita qualidade técnica no meio-campo.

Juan Irigoyen (Argentina), El País

É uma lista muito bem pensada, com dois jogadores por posição. Não acho que falte nada. Talvez falte um 9 de referência, um centroavante à moda antiga. Mas não sei se vale a pena ter esse atacante "tanque" fixo.

A maior surpresa é a ausência de Firmino, que pode não estar em seu melhor momento, mas sempre entrava nas listas de Tite. Também me surpreende Daniel Alves, que já tem uma certa idade e não joga há um certo tempo.

Não vejo nenhum ponto fraco nessa lista. O Brasil sempre é favorito, e desta vez é ainda mais, porque tem um Neymar em grande forma.